terça-feira, 11 de março de 2014

Laudo: Condropatia patelar grau IV


Respirar.... tudo que eu mais preciso!

Depois de muito choro, e desespero.... me acalmei.  Obrigada aos amigos que imediatamente me deram atenção, em mensagens, telefonemas, puxaram minha orelha, me orientaram... enfim. 
OBRIGADA de coração.

Estranha sensação de que tudo que gosto se foi. Dias difíceis em todos os sentidos. E agora... preciso ser mais forte ainda. Sentimentos ainda confusos e tristes, mas cada minuto que passa vou me sentindo melhor. 
Já estou pensando em REMAR. 

Pois é, assim foram os resultados dos exames (ressonância, raio x dos joelhos, raio x panorâmico). 

Condropatia patelar grau IV 

e desvio lateral da patela


Não posso fazer qualquer tipo de atividade física que dobre e estique a perna. Remédios (6 meses). E umas injeções no joelho e fisioterapia.


Sobre o assunto:


Condromalácia patelar significa amolecimento da cartilagem. Essa condição também é conhecida como síndrome da dor patelo-fermural ou joelho de corredor, e trata-se de patologia crônica degenerativa da cartilagem da articulação da superfície posterior da patela e dos côndilos femorais, gerando desconforto e dor em torno ou atrás da patela.

O termo condromalácia patelar descreve um joelho estruturalmente lesado, enquanto que síndrome da dor patelo-femural diz respeito aos estágios iniciais da patologia, período no qual o quadro ainda pode ser revertido. Todavia, alterações resultantes de reações inflamatórias internas da cartilagem geram uma destruição estrutural de tratamento mais complicado.

A exata causa da condromalácia patelar ainda não foi elucidada, mas existem hipóteses de que sua etiologia esteja relacionada com fatores anatômicos, histológicos e fisiológicos, que levam ao enfraquecimento e amolecimento da cartilagem. O fator mais comum é o traumatismo, tanto crônico (por fricção crônica entre a patela e o sulco patelar do fêmur), ou por um trauma único, como uma pancada, e também, pode ser resultante de uma lesão aguda da cartilagem femoropatelar, causando uma nutrição inadequada da estrutura em questão devido a fissuras produzidas.

Esta patologia é classificada em quatro níveis distintos, de acordo com Outebridge (1961):
  • Grau I: amolecimento da cartilagem e edemas.
  • Grau II: fragmentação da cartilagem ou rachaduras com diâmetro inferior a 1,3 cm de diâmetro.
  • Grau III: fragmentação ou rachaduras com diâmetro superior a 1,3 cm de diâmetro.
  • Grau IV: erosão ou perda total da cartilagem da articulação em questão, com exposição do osso subcondral.


Como ocorre a condropatia

A condropatia é uma patologia de evolução lenta e pode demorar muitos anos para se desenvolver. Ocorre quando a articulação femoropatelar sofre modificações em sua biomecânica normal decorrente de alguma lesão. É mais comum em mulheres devido à predisposição física, porém também tem uma grande incidência em homens. Essa articulação é muito solicitada em atividades como corrida, musculação, ginástica e em esportes em geral. Quando estes são realizados de maneira excessiva, de forma inadequada ou o indivíduo tem uma predisposição à instalação da lesão, a articulação femoropatelar primeiramente fica inflamada e se os agentes causadores persistirem a cartilagem vai se desgastando até a articulação virar um contato de osso com osso (artrose). Alguns motivos estão fortemente ligados à condropatia. Entre os principais estão:

- Lesões causadas por treino excessivo;
- Deficiência  de força muscular;
- Atividades de impacto;
- Alongamento deficiente;
- Sobrecarga mecânica por excesso de uso;
- Sobrecarga mecânica por encurtamentos musculares;
- Fraqueza do músculo vasto medial obliquo;
- Encurtamento do retináculo lateral do joelho;
- Patela alta- desalinhamento dos membros inferiores;
- Predisposição biomecânica.

Tratamento

O principal tratamento da condropatia da articulação femoropatelar é feito por meio do reequilíbrio muscular, que pode ser adquirido durante sessões de fisioterapia, por exemplo. O tratamento deve ser individualizado, pois cada paciente apresenta uma deficiência específica. O tratamento cirúrgico por artroscopia ou cirurgia aberta é menos frequente e dependerá do grau de lesão e suas causas. O tratamento concentra-se em:
- Alongamento dos músculos posteriores dos membros inferiores;
- Fortalecimento do músculo vasto medial oblíquo
- Propriocepção;
- Medicações analgésicas- técnicas analgésicas em fisioterapia.




Recuperação

As condropatias são IRREVERSÍVEIS. O tratamento das lesões visa eliminar ou diminuir os sintomas, principalmente a dor. A reincidência de dor é alto se o paciente não controlar o déficit que motivou a lesão, seja ele alongamento ou força. O tratamento inadequado ou a falta dele pode desencadear sintomas mais fortes e a descontinuidade dele a reincidência dos sintomas. A prevenção é sempre a melhor saída. As condropatias podem ser evitadas, principalmente, com a manutenção do bom equilíbrio muscular e controlando os fatores de risco como ficar muito tempo sentado e subir e descer escadas muitas vezes ao dia.



MOTIVAÇÃO não pode parar!!!!

Boa semana, bons treinos, ótimas escaladas, e não esqueça de RESPIRAR!! 

Fontes:
http://espafisio.blogspot.com.br/2012/06/condromalacia-e-condropatia-patelar.html
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/reumato/condromalacia/condromalacia.htm
http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=3184
http://fisioterapianaortopedia.blogspot.com/2009/12/condromalacia-patelar.html
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_print.asp?cod_noticia=1148
Ilustração: http://www.revistapilates.com.br/2010/02/26/condromalacia-patelar-estabilizada-pelo-pilates-2/


494 comentários:

  1. Ja ouviu falar em sulfato de glicosamina e condroitina?! Estou tambem com condropatia grau IV e vou começar a tomar. Tem relatos de recuperaçao de ao menos parte do tecido cartilaginoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior!! Como esta o seu tratamento? Pq depois de tantos tratamentos, fisioterapia e tudo. Eu não acredito em mais nada.

      Excluir
    2. Junior nosso nosso caso este tratamento é bem demorado, é uma medicação cara e possui diversos nomes tais como Artico (Eurofarma), Condroflex (Zodiac), Artrolive (Ache) alguns laboratórios possuiem promoções verifique na farmacia de grandes redes. Enquanto isto é totalmente necessário fisioterapia em uma clinica de qualidade e lomar os medicamentos corretamente.

      Excluir
  2. Me procura no facebook, vamos trocar experiencias. Geraldo Luiz Pacheco Junior

    Cachoeiro de Itapemirim - ES

    ResponderExcluir
  3. sofre um acidente e descobri que tenho condropatia grau 3 - não sentia dor até então.

    ResponderExcluir
  4. Tenho condropatia grau 4 no joelho esquerdo e 3 no joelho direito e agora fui diagnósticada com condropatia nos dois tornozelos. Nunca ouvi falar de alguém com condropatia no tornozelo. Minhas dores são horríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arlinda,tudo ben? Como vc está? Gostaria de saber + sobre seu caso e compartilhar esse sofrimento.

      Excluir
    2. Infelizmente tenho condromalacia nos dois joelhos de grau 4 com derrame articular e também sempre sentia muitas dores, a pouco tempo conheci no trem um anjo enviado por Deus que me falou que com as joelheiras a dor diminuía, comprei um par e realmente a dor diminuiu bem consulte seu médico se você pode utiliza-las

      Excluir
  5. Gente,me identifiquei muitoo,tenho condropatia grau III, tb chorei,vi o fim di mundo e entrei em depressão! Perdi 5 kilos de massa magra. Estou fazendo fisioterapia,tomando condroflex e não vejo melhoras. Triste. Será q 1 dia vou poder voltar a treinar???

    ResponderExcluir
  6. Condropatias são IRREVERSÍVEIS, logo não há cura mas sim tratamento.Tenho condropatia patelar nos joelhos.A cirurgia apenas remove os fragmentos de cartilagem soltos no joelho que ocasionam a dor.O sulfato de glicosamina e condroitina auxiliam na regeneração a longo prazo cerca de três anos.Deve-se aprender a conviver com ela, evitar esforços físicos excessivos; fazer alongamentos;analgesia;. Bom tratamento a todos !!!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sim, sei que é irreversível e tomo condroflex e colageno tipo II. Mas quanto tempo para chegar ao tão recomendado fortalecimento? Faço fisioterapia, natação e musculação, quero voltar a hipertrofiar,

    ResponderExcluir
  8. ESTOU AOS PRANTOS. RECEBI MINHA RESSONÂNCIA AGORA. CONDROPATIA GRAU IV. E GEODOS EM TÍBIA. NÃO PODEREI MAIS DANÇAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei o quanto você deve estar sentindo eu também, amava fazer caminhadas mas existem coisas que só Deus sabe o motivo, as vezes isso acontecem para que vejamos que precisamos diminuir o ritmo acelerado de nossas vidas

      Excluir
  9. Olá colegas, também tenho condromalácia. A 40 dias sinto muita dor e ardência. Percebi nos comentários dos colegas que muitos fizeram fisioterapia. Pergunto: ajudou? As dores diminuiram? Tomaram antiinflamatório? Tambpem estou bem desanimada, ter a vida limitada é complicado. As dores me incomodam muito.

    ResponderExcluir
  10. Oie! Patrícia, repondi vc e não publicou! Fisioterapia ajuda d+! Não eliminada 100% as dores, pelo menos pra mim não! Penso q se deixar, te colocam a vida toda p fazer fisio, é limitante d+! Frustrante, pq como vx viu os colegas nos depoimentos, temos q abrir mão de fazer o que mais amávamos, meu caso era musculação. Entrei em depressão. Antinflamatorio nessa fase aguda trm q tomar, desde abril tomo condroflex, um fármaco q "protege" a cartilagem. Espero q trnha maos resiliência q eu, pois ainda choro e a depressão vai e volta.... bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elk, ha qto tempo vc passa por isso? As dores ainda são fortes? Nem andar direito consigo mais. Semana q vem inicio a fisioterapia. Bjo

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Patrícia, sempre q escrevo e não me respondem fico sem as respostas q gostaria muito de saber... Então voltei p te falar q essa fase aguda dói mesmo! Eu dava plantão 12x36, chegava do hospital e deitava sem conseguir levantar p escovar os dentes, a roupa no varal ficava tomando sol e chuva por uns dias, pois a dor não me deixava caminhar, pedi demissão do trabalho pela dor e pelos colegas falarem q era frescura! O hospital começou a olhar torto pq levei atestado, olha, sofri muito, discriminação, dor, perdi muito c tudo isso, até amigos. . Se é que eram de fato amigos. Mas agora é respirar e ter paciência, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Patrícia,me dedculpa,misturei os 2 e-mails,agora está correto! Desculpa. Qdo descobri fiquei desesperada p conversar com quem tinha o mesmo problema. Assim cheguei no blog. É importante desabafar p elaborar psicologicamente e reorganizar a novidade,triste,mas a nova realidade. Por isso tenho essa vontade de ajudar quem está nessa fase inicial, de dor física e emocional. Me encaminha o e-mail. Boa semana e boa sorte na fisioterapia! Te aguardo.

    ResponderExcluir
  15. Meu e-mail é patyds.patricia@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Ei Fernando! Já lhe enviei 1 e-mail, ainda tenho muitas dúvidas ,acredito q sua experiência possa nos ajudar muitooo.
    abraço

    ResponderExcluir
  18. Oi, Elk.
    Obrigado pelo e-mail.
    Acabei de responder.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Oi pessoal, passo pelo mesmo problema que vcs. A uns 4 meses atrás fui diagnosticado com condropatia patelar nos 2 joelhos sendo q o direito esta pior que o esquerdo. Desde então minha vida mudou, parei de correr e jogar futebol e as dores se tornaram constantes. Hoje faço alongamentos quase que diários (principalmente da parte posterior da coxa e evitando sempre flexionar o joelho) fisioterapia, pilates e tento fazer um trabalho de reforço muscular sem obter sucesso já que noto a cada dia q meus joelhos estão mais fracos, patela mais ossuda e saltada, sem falar que minha musculatura, principalmente do quadriceps, ta cada vez mais encurtada. Tomo a 2 meses, sem notar grande melhora, a glicosamina e condroitina e no mês q vem irei fazer uma infiltração de ácido hialurônico. O que me deixa mais triste é q cuido dos meus joelhos com todo o carinho do mundo e não vejo melhora com relação a dor e a parte estrutural do joelho. Alguém poderia me dar uma luz acerca de algum tratamento ou algum profissional capacitado.

    ResponderExcluir
  20. Leandro, tudo bem?
    Essa fase da dor é triste mesmo! O condroflex, não faz efeito a curto prazo. Leva tempo e há os que dizem que nem resolve! Posso tentar te orientar com minha experiência e tudo q passei até aqui, meu diagnóstico foi em Abril, mas dores foi em março q começou! Mas vx está no caminho, alongar, fortalecer a musculatura, fisioterapia até a dor cessar e vc conseguir fazer algo, pilates.. musculação com limitações. .. Não é fácil, mas passa. Abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leandro!
    Seja bem-vindo!!! Olha, tal como disse a nossa colega Elk, a glicosamina e condroitina levam um certo tempo para começar a fazer efeito. Qual o nome do remédio que você está tomando? É o CONDROFLEX, ARTROLVE, ARTGLICO, ou outro? É em pó ou comprimido? Teoricamente, o efeito só surge a partir do terceiro mês de USO DIÁRIO. Apesar de haver a promessa de reparação da cartilagem, ainda não há comprovação científica sobre isso, apenas relatos clínicos isolados. As pessoas que usam, e eu me incluo, relatam diminuição da dor. A infiltração de ácido hialurônico, no meu caso, ajudou bastante. Ela tem efeito de 6 meses a 1 ano e você pode usar esse tempo para fortalecer todo o quadríceps com mais segurança e bem menos dor. É mais eficaz que a glicosamina e condroitina, mas eles devem ser usados ao mesmo tempo. Não pare de tomar...Também recomendo o uso do colágeno hidrolisado MOBILITY. Converse com seu médico. Caso não haja restrições, acho que vale a pena tomar por 3 meses. Tem médico que diz que é besteira e que o efeito é nulo, mas me ajuda razoavelmente também.
    Acho que você deveria fazer mais o elíptico, porque não tem impacto e fortalece o quadríceps. Faça tempos curtos e com carga leve no início. Peça orientação ao prof. da academia. Por fim, se você conhecer alguém que vai para os EUA, peça para comprar o OSTEO-BI-FLEX. É um remédio que reúne em um único comprimido várias substâncias que podem proteger (e não regenerar....) as cartilagens com um pouco mais de eficácia. Também pode comprar pela internet. Não se esqueça que o sulfato de glicosamina também é disponibilizado GRATUITAMENTE pela rede pública de saúde. É só pegar a prescrição com o seu médico e ir ao centro / posto de saúde mais próximo de sua casa munido do seu RG.
    Deixe-nos informados sobre sua aplicação do ácido hialurônico, ok?
    Ah, vai usar qual produto? É o suprahyal? Euflexxa? Alguns médicos preferem o euflexxa. Ele chegou há pouco tempo no Brasil e promete ser um pouco melhor que o Suprahyal. Eu já fiz a infiltração com os dois e confesso que o Suprahyal teve um efeito melhor. E lembre-se:NÃO FAÇA INFILTRAÇÃO COM CORTICÓIDE!!!!! O corticóide vai tirar sua dor totalmente, porque tem um efeito analgésico potente, mas não protege e nem lubrifica as cartilagens. Após a infiltração com o corticóide, seu joelho vai piorar terrivelmente. Quando terminar o efeito, as dores serão muito piores e provavelmente irreversíveis. Bem, cada caso é um caso. Se o médico falar em corticóide, peça uma segunda opinião.
    Abraço e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, o condorflex em comprimido ou sachê.
      Comprimido qtos por dia?

      Excluir
    2. Oi, Gigi.

      Eu sempre conheci o Condroflex em sachê, mas vi no site que existe em cápsulas também. Eu particularmente nunca encontrei Condroflex em cápsula em nenhuma farmácia até hoje. Acho que é mais raro. OLha, se for o saché, você tem que tomar apenas um por dia diluído em água. Se for um cápsula, tem que seguir a posologia padrão que é 1,5 g de glicosamina e 1,2 g de condroitina. Os de cápsula vem com apenas 0,5g e 0,4g de cada substância, então você tem que tomar 3 cápsulas por dia. Eu creio que o saché faça um efeito mais rápido, precisando de menos dias de uso porque ele entra mais rapidamente na corrente sanguínea do que sob a forma da cápsula, mas não tenho conhecimento técnico sobre isso. O que sei é que a forma em saché costuma trazer desconfortos gastro-intestinais para algumas pessoas que tendem a diminuir com o tempo. Caso persistam, o ideal é ir pra forma em cápsulas. Eu senti um leve enjoo no início. Nunca mais senti. É um remédio relativamente caro. Entre no site da ZODIAC, laboratório que fabrica o remédio que você vai encontrar a possibilidade de comprar duas caixas um pouquinho mais caras pegando a terceira de graça. A longo prazo compensa bastante. Existem remédios mais baratos que o Condroflex mas talvez não tão eficientes. Podem quebrar um galho nos momentos de maior dificuldade financeira. Procure por ARTOGLICO (saché) e ARTROLIVE (cápsulas e, se achar, sachês).
      Abçs,
      Fernando.

      Excluir
    3. Estou tomando condroflex em comprimido 3 por dia e colageno tipo II. No mais iniciar exercicios, cuidando o angulo. Fui no ortopedista que acompanha os atletas olimpicos de Porto Alegre.
      Viram um transplante de cartilagem feito em Brasília, preciursor no Brasil,

      Excluir
    4. Gtens um blog, pq todos ficam comentando na postagem deste blog...

      Excluir
  22. http://www.optimafisioterapia.com.br/artigos/9-blog/30-condromalacia, informação mais completa que encontrei até agora!
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! Tudo bem?
      Havia lido qdo me lesionei,muito completo e explicativo.
      Ali entendi bem o meu problema,que é biomecânico. Inclusive conversei com Fernando sobre isso. Meu primeiro diagnóstico foi síndrome dolorosa femoro-patelar,mas infelizmente fui mal orientada e acabei evoluindo para condropatia. Mas venho seguindo as orientações de como cuidar. Hoje estou mais consciente do problema, é um exercício de aceitação.
      Boa sorte e obrigada pelo artigo, muito completo mesmo!

      Excluir
  23. Valeu, André.
    Vou olhar em breve.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Oi, André.

    Li e achei muito interessante. É mais um blog para nos auxiliar também. É legal enfatizar que no fortalecimento também devemos pensar nos músculos da barriga e costas, pois eles nos auxiliam no equilíbrio corporal. Em relação às bandagens e tappings, eu vejo que muita gente vai pregando aquelas coisas nas articulações sem ter muita noção do que está fazendo. Isso também ocorre com as pessoas que tomam remédios fitoterápicos sem pelo menos informar o médico. Realmente, quando a condropatia ou condromalácia ainda está grau 1, é grande a possibilidade de reversibilidade. A partir do segundo grau, é quase impossível a reversão. A cartilagem que se regenera não é a hialina (cartilagem original do corpo humano), mas uma cartilagem que meu médico chama de "segunda linha", a dita fibrocartilagem, menos potente que a cartilagem hialina, mas eficaz na redução das dores e na volta às atividades da vida diária e / ou esportivas.
    O que mais me chamou a atenção foi o fato de que algumas pessoas já podem estar no nível 3 de condropatia mas ainda não sentem nenhuma dor. É importante, portanto, estarmos atentos para as crepitações dos joelhos e travamentos, porque eles são indicativos da condropatia e o que não dói agora pode começar a doer bastante em pouco tempo.
    Mais uma vez obrigado, André.
    Abraço,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  25. Vou deixar meu comentário, talvez ajude um pouco..

    Graças a Condropatia Grau III e III/IV nos joelhos esquerdo e direito, respectivamente, tive que sair do Jiu Jitsu. Descobri graças a um acidente leve de moto, onde meu joelho direito ficou ruim e o esquerdo começou a inchar muito, provavelmente porque o utilizava muito em detrimento do direito.

    Fui no médico (referência em BH, diga-se de passagem), mas não me receitou nada, nem fisio, nem medicamentos. Disse apenas que como não estava sentindo dor (na época realmente não estava, pois parei com toda atividade física, sendo que meu joelho esquerdo apenas estava inchado).

    Fui atrás de fóruns e relatos e comecei a tomar Glucosamina e Condroitina, e Colágeno. Fiz a ressonância desde abril e estou tomando desde junho até hoje, todos os dias. Posso falar que no meu caso melhorou muito a dor, tanto que nem sinto mais, mas infelizmente os joelhos não estão mais com aquela firmeza de antes. Parei com o Jiu Jitsu e corridas. Não faço nada.

    Faço também fortalecimento, não vou saber especificar os exercícios, pois minha esposa eh quem passa (formada em educação física). Faço em casa mesmo, pois como tenho hérnia de disco faço o reforço da musculatura das costas também, aproveitando e faço dos joelhos.

    Quero melhorar a parte de fortalecimento e condicionamento. Acho que a Glucosamina/condroitina/colágeno me ajudaram bastante. Antes disso, nem escada conseguia subir de tanta dor.

    Vou acompanhando as postagens, caso alguém queira entrar em contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho condomalacia grau 3 no esquerdo e no direito grau 4 e sofro muito e fisioterapia medicacoes caras e nada.

      Excluir
  26. Rafael,tudo bem?
    Tb sou de Bh. Descobri minha lesão em abril desse ano, de lá até hoje tb tomo colageno, glicosamina +condroitina,ah,semente de sucupira tb rsrs. Não acredito muito no efeito desses fármacos a curto prazo! O q me ajudou c a dor ultra limitante foi fisioterapia, ultrason,tens, natação e agora musculação(fortalecimento) . No seu caso,penso eu,q sua gde sorte é sua esposa, mais q os fármacos específicos,pois o fortalecimento faz o joelho ser preservado! Continue fazendo.
    Vomos postando experiências e relatos.
    melhoras.
    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Olá, Rafael!
    Seja bem-vindo!!!
    Concordo com a Elk.Ter uma esposa formada em Ed. Física ajuda bastante...rssss...Não entendo porque certos médicos não receitam os básicos glicosamina e condroitina. Quando a condropatia é leve, realmente pode não haver necessidade, mas quando o negócio está mais avançado, acho que seria indicado. É melhor tomar os chamados condroprotetores (glicosamina, condroitina, colágeno, ácido hialurônico, diacereína e outros...) do que ter que entrar com analgésicos e anti-inflamatórios. Os condroprotetores têm sim uma ação mais lenta, alguns só vão fazer efeito a partir do terceiro mês, outros podem levar um tempo um pouco maior, mas eles apresentam menos efeitos colaterais e não agridem o organismo como os analgésicos e anti-inflamatórios. Eu sei que a real eficácia dos condroprotetores ainda é muito controversa no meio científico. Parece que ainda não existe nenhum remédio que faça a cartilagem se regenerar, mas, de acordo com relatos de pacientes, as dores diminuem, os inchaços desaparecerem e eles podem voltar a pelo menos ter uma vida mais ativa. No meu caso, Rafael, o que mais fez efeito foram as infiltrações com ácido hialurônico. Elas me tiraram as dores e eu pude fortalecer os músculos das pernas e coxas com mais efetividade. A minha paixão, que é correr, talvez eu tenha que deixar de lado. Eu ainda teimo em dar umas corridas de 4 km, mas fico com dores depois. Consigo correr na esteira praticamente sem problemas, percursos maiores. Também sinto menos firmeza nos joelhos. Vou tentar me aventurar a praticar alguma luta ano que vem (mês que vem). Talvez KRAV MAGÁ. Você conhece? Gostaria de saber qual colágeno você usa. É o MOBILITY? O meu médico me passou esse. Eu vi, no entanto, que existem vários tipos de colágeno na farmácia e que são mais baratos que o mobility. E, como sempre faço aqui, lembre-se de que a glicosamina pode ser adquirida GRATUITAMENTE na rede pública de saúde de qualquer cidade do Brasil. Tenho feito isso aqui em Brasília. Peça a receita para o seu médico e vá para um Centro de Saúde munido de seu RG. Outra coisa, pergunte a ele sobre a DIACEREÍNA. Acabei de ler um artigo científico recém-publicado que encontrou melhores resultados da diacereína comparada à glicosamina. Aqui é vendida nas farmácias com o nome comercial de ARTRODAR

    (link: http://www.bulas.med.br/bula/4939/artrodar.htm)

    Nos deixe informados sobre seus avanços. Qualquer dúvida, se eu souber responder, pergunte. Eu converso com vários profissionais sobre essa coisinha chata...
    Grande abraço!
    Fernando.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Olá! Realmente a cadeira extensora não pode( ou c um ângulo muito reduzido) ; nunca namais fiz depois do diagnóstico! Lamentável d+ , pois p quadriceps é a q mais dá hipertrofia :-(
    Bem, se estiver na fase aguda, não deve fazer leg press não. Mas eu hoje faço sem dor, com restrição de carga ainda... mas o voltar nesse aparelho fiz muuita fisioterapia, natação e exercícios de fortalecimento. Mas converse c seu educador físico na academia, ele vai te orientar melhor. Estou falando da minha experiência,como foi comigo. Hoje tb voltei a agachar,coisa q pensei nunca mais poder fazer.
    fale mais do seu caso p q possamos entender e ajudar melhor.
    abraço

    ResponderExcluir
  30. bom dia, postei uma mensagem e acho que sem querer eu a apaguei.
    gostaria de saber das pessoas como elas se exercitam. principalmente o pessoa da musculação. quais aparelhos usam? podem fazer leg press, extensora? o meu fisioterapeuta me proibiu de fazer extensora.

    ResponderExcluir
  31. ola Elk. bom, eu tenho condropatia patelar IV.
    fiquei meio chocado por entendi que havia comprometido a cartilagem. estou tomando o colágeno (disford) há mais de 6 meses e este sera o ultimo mês. volta e meia sinto incomodo no joelho quando ando na rua, em um , dois ou três pontos acima do joelho , como se fosse um estiramento. mas não eh sempre. as vezes sinto quando ando de manha mas não sinto quando ando a tarde. mas procuro não subir escadas, quando subo , uso a perna boa para subir de dois em dois degraus. faço exercícios de fortalecimento do vasto medial. e pretendo fazer natação agora no no ano que vem.
    acho que fiquei um pouco neuro com a condropatia. tenho medo de cruzar as pernas pore exemplo e penso que terei que me exercitar para sempre. tenho medo da coisa se agravar pois já esta no quarto grau. mas vejo aqui que as pessoas levam uma vida normal, alguns ate correm e vc por exemplo já faz musculação. quanto tempo depois vc voltou a fazer? e vai no medico de quanto em quanto tempo.
    obrigado desde já por ter me respondido as perguntas. obrigado a todos desse site.
    abraços.

    ResponderExcluir
  32. não esta sendo nada fácil absorver essa noticia. triste d mais.

    ResponderExcluir
  33. Fala mais, Carlos.
    Qual é o grau? Como "desenvolveu" a condropatia? Quais as orientações do médico? Quais remédios está tomando?
    Abraço e força,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  34. Estou indo no medico na terça para ver o que ele indica.

    ResponderExcluir
  35. tenho medo de me tornar incapacitado por esse problema. Alguém sabe o prognostico. O que o medico de vcs falaram?

    ResponderExcluir
  36. não sei como foi desenvolvido, sinto dor desde adolescente, mas era algo que vinha e sumia, agora com 38 anos a dor ficou mais forte e qdo procurei um ortopedista ele me orientou a fazer a ressonância pois notou que tenho joelho varo e disse que isso pode causar desgaste da cartilagem.

    ResponderExcluir
  37. Olá, Carlos.
    Antes de tudo, tente manter a calma e ter esperança. Você escreveu que o ortopedista disse que pelo fato de seu joelho ser varo você pode desgastar a cartilagem, não é isso? Então ainda não houve desgaste significativo de cartilagem? Em casos de joelhos assim, a fisioterapia, exercícios funcionais e boa orientação do professor da academia costumam resolver o problema ou, na pior das hipóteses, amenizá-lo. Também tem a hidroterapia (e não hidroginástica), muito aconselhável nesses casos. Respondendo a sua pergunta, como o meu caso é de condromalácia / condropatia grau 3 já indo pro 4, a indicação foi fazer infiltração (três no total) com ácido hialurônico, que me ajudou bastante. No período em que a infiltração está fazendo efeito ( por volta de 6 a 8 meses), procurei fortalecer todos os músculos das pernas, coxas, glúteos abdome, costas e etc, porque eles ajudam na sustentação e diminuem a sobrecarga no joelho. Procurei e ainda procuro reduzir o peso corporal também pra diminuir a sobrecarga. O médico também me passou o condroflex, medicação à base de glicosamina e condroitina que ainda é controverso, mas pelo menos ajuda na diminuição das dores e não é agressivo como um analgésico. Prognóstico: cada caso é um caso, velho clichê. Eu me descobri com condropatia após uma corrida de 16 km. Só fui sentir a dor forte no dia seguinte. Isso foi há três anos. Tenho 45 anos de idade. Depois disso, não consegui mais correr essa distância. Corro 5 km sem nenhum problema na esteira e, com um ligeiro desconforto, na rua. Esse desconforto é variável, às vezes é bem leve, outras vezes é mais forte. Pra evitar o desgaste da cartilagem só corro na rua quando fica abaixo dos 80kg e quando estou com a academia em dia, a musculatura mais rígida. Corro bem menos hoje em dia. Existe a aplicação do plasma rica em plaquetas que promete fazer um efeito mais prolongado e é mais eficiente do que o ácido hialurônico. Essa aplicação de plasma ainda é um pouco cara e são poucos os ortopedistas que fazem. O que sei é que são muitas as pesquisas pelo mundo afora sobre a regeneração / reconstituição de cartilagem. Como boa parte das pessoas acima dos 50 anos de idade sofrem com algum tipo de artrose, o cientista que descobrir como fazer com que a cartilagem se regenere de maneira eficaz vai estar com um mina de ouro, cobre e vários poços de petróleo nas mãos por muitas gerações da família dele....
    Depois fale sobre sua consulta de terça.
    Saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, fui a vários médicos e nem um falou sobre infiltração com ácido hialurônico. Você poderia me indicar o profissional que fez esse procedimento em você? Já tentei de tudo, e estou nessa luta desde fevereiro, sem melhora. Muito obrigado.

      Excluir
  38. Boa noite Carlos!
    Li seu relato, infelizmente esse início é impactante mesmo, exames, médicos, opiniões divergentes, e o pior, a dor, a fase aguda é terrível. Mas tenta se acalmar,você nem fez os exames, depois da RM você vai saber de fato o que tem e as condutas a serem seguidas. Tenho um problema estrutural tb, o que causou a minha condropatia foi um problema biomecânico, a rotação do quadril,a curva do pé, o maleolo medial, o "modelo" do meu joelho. . Enfim,acho q nasci empenada mesmo. Associado a outros fatores externos, como minha amada musculação, 12 hs de plantão trabalhando em pé. .. Mas cada caso é um caso, como disse o nosso querido Fernando.
    Fiquei muito triste qdo soube do diagnóstico, entrei em depressão, mas percebi q precisava reagir, mudei muita coisa na minha vida, muita mesmo, hoje faço natação e musculação c muita restrição.
    Não sofra por antecipação, cuidado para não ser mal orientado. Mas com o tempo vc vai assimilar tudo e vai encontrar formas p amenizar e contornar o problema. .. qdo fizer os exames volta aqui p relatar, compatilhar ajuda bastante.
    Sucesso e saúde p vc. T+!

    ResponderExcluir
  39. bom dia! Tive a consulta com o ortopedista e a indicação dele foi fazer uma cirurgia, onde ele ira fazer uma raspagem, pequenas perfurações na cartilagem e aplicar uma especie de acido para tentar uma regeneração, depois disso de 30 a 40 seções de fisioterapia. Disse que se não funcionar farei uma cirurgia maior onde fara transplante de cartilagem.

    ResponderExcluir
  40. OI, Carlos.

    Essa raspagem é porque têm pedaços de cartilagem soltos dentro do joelho? Isso é relativamente comum em pessoas com condromalácia. Esses pedaços soltos também aumentam as dores. Eu já li sobre esse tipo de intervenção. A irmã de uma amiga minha fez essas perfurações e ficou melhor. As perfurações servem como um estímulo para que a cartilagem cresça e faça o preenchimento dos espaços. O ácido, que acredito que deva ser o hialurônico, além de ajudar de lubrificação, estimulando a produção do líquido sinovial, também ajuda na regeneração da fibrocartilagem. O trasplante de cartilagem deve ser a mosaicoplastia, não é isso? Acho que a nossa colega Elk entende mais desse assunto. E você falou da infiltração de plasma rico em plaquetas para o seu médico? Você está tomando analgésicos e anti-inflamatórios? Também está usando a glicosamina e condroitina? Se não for problema para você, em qual cidade você está? Tem facilidade de encontrar médicos ortopedistas para fazer esse tipo de intervenção? Geralmente eles são mais fáceis de serem encontrados nas grandes cidades e em Ribeirão Preto / SP.
    Ainda está com muitas limitações? Desculpe pelo excesso de perguntas, mas elas nos ajudam também. Eu irei ao ortopedista na quinta-feira que vem. Praticamente não sinto mais dores, mas o joelho direito parece estar meio "solto". Vou tentar partir para o spinning, porque a corrida ainda agride muito os joelhos. Também deixarei vocês informados.
    Saúde e Paz.
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite! Eu moro em Belo Horizonte, e não foi difícil achar um ortopedista de joelho. Qdo ele me falou que no meu caso seria indicado operar fiquei um pouco preocupado, mas ele olhou minha ressonância e falou que tenho um buraco na cartilagem por isso seria mais indicado a cirurgia. Falei com ele a respeito da dores que sinto, dores em forma de queimação e ele me falou para colocar somente gelo no local não prescreveu nada para tomar no momento. Me falou que após a cirurgia devo ficar 10 dias de muleta e fazer de 30 a 40 seções de fisioterapia. Então no momento não estou tomando nada de remédio a não ser analgésico quando a dor incomoda muito. Também estou usando um spray com o nome de Massageol que tem aliviado os sintomas. Devo operar após o carnaval. Muito ansioso e com medo. rs. Abc

      Excluir
    2. Carlos, boa noite!
      Que bom que descobriu o seu problema.
      Você vai operar já agora com esse ortopedista? Vai pegar opinião de algum outro? Por gentileza,me passa o nome do ortopedista que lhe indicou a mosaico terapia. Li muito sobre o procedimento, realmente a reabilitação exige dedicação e paciência. Caso necessite fazer o transplante, li no site do Dr Cohen, instituto Cohen, que é preciso aproximadamente 8 meses de fisioterapia.
      Vc fazia algum esporte que ocasionou sua lesão?? Ela é nos 2 joelhos??
      Nos mantenha informados, gostaria de consultar com esse médico.
      Melhoras. Abraço

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Bom dia Carlos!
      Agendei a consulta com Dr André, precisei reagendar , porém na semana q iria o mesmo não estaria na clínica, pediram para remarcar, ainda não marquei. Como vc está, vai mesmo operar?
      Boa semana!

      Excluir
  41. Bom dia! O nome do Medico é Andre Luiz, e da Ortoclinic o Tel de la é 31-3243-7300. Jogava muito vólei quando jovem e nessa época já sentia algum desconforto, alem disso tem o problema de ter uma alteração no joelho (Varo) que na verdade só notei agora qdo consultei. A dor que sinto é só no joelho direito, mas ele disse que tem que avaliar o outro, mas em um outro momento pq não da para fazer o tratamento simultaneamente.

    ResponderExcluir
  42. Olá, Carlos!

    Eu fui ao médico há duas semanas e fiquei de passar os resultados. Ele disse que estou bem, mas que preciso focar mais no fortalecimento e alongamento. Continuo liberado pra correr, o problema são os incômodos que ainda sinto quando corro na rua. Na esteira eu deixei de sentir. Perguntei sobre o medicamento DIACEREÍNA. Ele disse que é bom, mas ele prefere a glicosamina e condroitina. Falou que além do colágeno hidrolisado MOBILITY, há outros dois que são mais baratos e também com alguma eficiência em termos de relato de pacientes em consultório, mas ainda sem comprovação científica. São eles: CARTIGEN C e FORTIGEL. O importante é que eles sejam tipo 2 e hidrolisados. O tipo 1 é mais pra pele, unhas e cabelo.
    Boa sorte e SAÚDE.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  43. Vamos ficar na torcida aqui, Carlos. Talvez você nem esteja colocando o pé no chão, né? Eu entrei com o Artrodar e comecei a tomar o Cartigen C. Ainda sem melhorar significativas, mas também sem pioras. Tenho que tomar o Artrodar até julho e o Cartigen até maio.
    Continue firme. A tendência é você melhorar agora.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Olá Carlos.
    Td bem? Como está se sentindo pós procedimento?
    Melhoras.
    Abraço

    ResponderExcluir
  45. Ontem fui a minha primeira consulta. Começo hoje a fisioterapia são 20 sessões.
    Total de 10 dias andando de muleta sem poder colocar o pé no chão.
    Joelho um pouco inchado mas graças a Deus sem dor.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Carlos.
    Que bom, vai se recuperar rápido. Não deixe de nos relatar como está sendo sua recuperação. Melhoras. T+!

    ResponderExcluir
  47. Olá, Carlos.

    Muito feliz em saber que as dores acabaram!!!! Parabéns! Você vai melhorar, rapaz! Fica firme! Ainda está com o Massageol e analgésicos?Algum outro remédio? Essa parte da fisioterapia é chatinha, mas muito importe. É ter paciência agora.
    Na Paz.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Obrigado pela força! A fisioterapia até que e tranquila apesar da dor.
    O que me impressionou como o joelho fica travado. 10 dias sem colocar a perna no chão se perde muita força muscular e o joelho fica "duro".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, boa noite!
      Td bem?
      Como está sendo seu pós? ? Sentiu melhoras significativas??
      Depois nos relate como está sendo.
      Abraço e melhoras

      Excluir
  50. Bom dia, sou portadora de Condromalacia patelar grau IV nos dois joelhos, realizei duas artroscopias no joelho esquerdo, mas infelizmente não mudou nada :/ ainda sinto dores, desconfortos tentei a hidroginástica mas meus joelhos ficaram travados literalmente por alguns dias...além da Condromalacia tenho também escoliose grave, não sei se existe alguma co relação entre essas duas doenças...enfim, viver e manter tratamentos alternativos para controlar e conviver com as dores, ainda mais nesta época de outono/inverno onde particularmente sinto as dores se tornarem mais intensas.

    ResponderExcluir
  51. Olá, Vania.
    Seja bem-vinda. As artroscopias que você fez estavam relacionadas à condromalácia ou à problema de menisco / ligamento? Quais são esses tratamentos alternativos que você citou? Já ouviu falar em semente de sucupira? Parece que aliviam bastante as dores. Tem tomado algum outro medicamento? Já fez aplicações com ácido hialurônico ou com plasma rico em plaquetas (PRP)?
    Mande notícias.
    Grande abraço,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernando! As artroscopias que fiz foram relacionadas a Condromalacia mesmo, sendo que a segunda fora realizada pois eu não conseguia dobrar a perna, mesmo após fisioterapias, exercícios feitos em casa meu joelho travou, sendo assim tive que realizar novamente.
      Bom sobre os tratamentos alternativos que fiz, são sessões de fisioterapia, faço compressas e banho de luz infra vermelho, um ortopedista me aconselhou a colocação de uma prótese no joelho, mas pela minha idade (35 anos) ainda não é aconselhável tenho que esperar mais alguns anos para realizar este procedimento. Já conversei com algumas pessoas das quais senhoras com mais de 60 anos ou aproximado, que colocaram a prótese no joelho por apresentarem o mesmo problema que o meu, e a melhora foi de 100% gostaria muito de poder realizar esta cirurgia, mas tenho que aguardar uma idade significativa rsrsrs .
      Sobre a semente de sucupira nunca ouvi falar, e aplicações de ácido hialurônico ou com plasma rico em plaquetas (PRP) também não, estas aplicações o convênio cobre ou são feitas apenas particular?

      Excluir
    2. Olá Vânia!
      Participo desse blog há um ano, quando descobri q estava com os joelhos comprometidos.
      O PRP é um procedimento que levanta questionamentos, existe uma linha de ortopedistas que não indicam por não haver comprovação científica, segundo eles não é eficaz. É um procedimento muito caro, os planos de saúde não cobrem. A semente de sucupira é super alternativo rsrs , os médicos brincam falando q vamos ficar " cara de pau". Eu falei com Fernando , deixei aqui no blog a Indicação , senti q ajudou bastante em relação a dor, segundo o que encontrei, tudo que li sobre, é que ela age como antinflamatorio.
      Cada caso é um caso, mas penso q vc realmente está nova p prótese total. A cirurgia é super invasiva, dolorosa e a recuperação é demorada, acompanhada de dor e muita fisioterapia. Penso q vc deva ir em mais médicos e fazer fisioterapia mesmo, mas realmente é só uma opinião de uma pessoa " leiga".
      Vc atuou na causa do problema? Como se machucou?
      Espero que consiga alguma melhora de forma mais conservadora.
      Td de bom, volte para nos relatar mais sobre seu caso.
      Abraços
      Elk

      Excluir
    3. Boa noite Elk!
      Meus joelhos começaram a dar sinais quando eu era criança ainda por volta dos 10 anos aproximadamente. Fui correr e senti uma dor terrível e meu joelho se deslocar e voltar, passaram um gelol e ficou por isso mesmo.Depois evitei de correr mas meu joelho não se manifestou mais...
      Em 2008 comecei a sentir dores, no joelho e na perna ao subir em ruas ingrimes ou andar por um certo tempo, passei em um ortopedista e solicitou uma R.M onde constatou Condromalacia Patelo Toclear grau IV nos 2 joelhos, disse que meu caso era cirúrgico e me indicou um especialista.
      Bom vou pesquisar mais afundo sobre esta semente de sucupira e sobre o PRP, desde já agradeço a atenção e assim que tiver alguma novidade ou alguma duvida entrarei em contato com vocês!
      Obrigada!

      Excluir
  52. Olá, Carlos!

    Depois de 1 mês e meio como está sua recuperação? As sessões de fisioterapia estão mais leves? Fortalecendo os músculos das pernas?
    Eu continuo na diacereína (Artrodar) e com o Cartigen C, uma vez por dia. Estou com incômodos ainda.
    Abraço,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Fiz 20 sessões de fisioterapia e agora vou fazer mais 20, perdi muita massa muscular por ficar alguns dias sem poder pisar no chão agora a fisioterapia está mais pesada pois é para recuperar a massa muscular e fortalecer a musculatura. Fiz a minha primeira aplicação de ácido hialurônico de 03 que vou fazer. As dores tiveram uma melhora significativa, a única coisa que sinto é a falta de força na perna, mas com a fisioterapia está melhorando bem.

      Excluir
  53. Olá, Vânia.
    De fato, parece que nenhum medicamento tem a capacidade de regenerar a cartilagem hialina, ou seja, aquela cartilagem original do corpo humano e que para de se formar até o fim da infância. O que alguns estudos pouco embasados sugerem, é que algumas substâncias / produtos regeneram ou mantém a fibrocartilagem, uma cartilagem mais empobrecida, mais fina, "de segunda linha", como disse um ortopedista meu. As principais substâncias são, de longe, a glicosamina e a condroitina. Os estudos científicos mais sérios afirmam que elas não servem pra nada, mais muitos relatos clínicos de pacientes mostram que há diminuição da dor e, com muito fortalecimento, fisioterapia, consciência corporal, alongamento e outros, há a possibilidade de voltar a realizar algumas atividades até então consideradas impossíveis, como caminhar longas distâncias, pedalar ou até mesmo correr, porém distâncias menores e com menos frequência. Sugiro que você busque no google pelo nome de TURI SOUZA. Ele é um fisioterapeuta do Rio de Janeiro que também se descobriu com condromalácia bem cedo, ainda criança. Ele fez a aplicação de PRP e melhorou bastante. Eu já fiz aplicação com ácido hialurônico e foi isso que me possibilitou fortalecer os músculos das pernas sem sentir dor, enquanto o efeito do remédio ainda permanecia.
    Também acho interessante buscar por outros médicos e outras opiniões. Leve suas ressonâncias para esses outros médicos olharem. Pergunte sobre glicosamina, condroitina, diacereína, colágeno hidrolisado, aquanosódios.
    Mande notícias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Fernando, amanhã iniciarei infiltrações de ácido hialurônico nos dois joelhos. Me consultei em uma clínica de Medicina Esportiva, e além destas infiltrações farei fisioterapia, ccirurgia até o momento está descartada, para a colocação de uma prótese, somente daqui uns 15 anos que será revista esta possibilidade. Sobre a Escoliose e a condromalacia no meu caso eles possuem uma relação. Irei realizar o tratamento da hérnia de disco com eles também. Bom uma luz no fim do túnel rsrsrs espero que não seja dolorosa estás infiltrações...enfim, vamo que vamo...embreve mandarei notícias!rei abraços a todos.

      Excluir
    2. Bom dia Fernando, amanhã iniciarei infiltrações de ácido hialurônico nos dois joelhos. Me consultei em uma clínica de Medicina Esportiva, e além destas infiltrações farei fisioterapia, ccirurgia até o momento está descartada, para a colocação de uma prótese, somente daqui uns 15 anos que será revista esta possibilidade. Sobre a Escoliose e a condromalacia no meu caso eles possuem uma relação. Irei realizar o tratamento da hérnia de disco com eles também. Bom uma luz no fim do túnel rsrsrs espero que não seja dolorosa estás infiltrações...enfim, vamo que vamo...embreve mandarei notícias!rei abraços a todos.

      Excluir
  54. Olá, Carlos.
    Fico feliz em saber que as dores diminuíram e que você está firme na fisio. Quando começa a academia de musculação. Vai fazer hidroterapia / hidroginástica antes? Você sabe dizer qual ácido hialurônico está usando? Eu já usei o Suprayhal e o Euflexxa. O Euflexxa parece ser mais recente no Brasil, mas eu me dei melhor com o Suprayhal.
    Abraço e força!
    Fernando.

    ResponderExcluir
  55. Olá, Vania.

    Como eu já relatei aqui, foram as infiltrações que mais me ajudaram na minha condromalácia. Você vai fazer 3 infiltrações em cada joelho? Sabe qual é o ácido hialurônico específico que vai usar? Existem vários no mercado hoje em dia. Eu só senti um incômodo moderado, na primeira infiltração, até com uma certa dificuldade para andar nas primeiras 48 horas, depois não senti mais nada em nenhuma das minhas outras 5 infiltrações. Cuidado com processos inflamatórios que são relativamente comuns nas infiltrações. Esteja com uma caixa de diclofenaco sódico por perto ou outro que o médico prescrever pra você. É só respeitar o repouso e, caso necessário, aplicação de gelo.
    Sucesso.
    Conte-nos como foi sua primeira infiltração.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  56. Bom dia , vou fazer 3 sessões da aplicação nos dois joelhos, obrigada por me orientar, sobresobre esta possibilidade da inflamação. Vou providenciar o diclofenaco. Obrigada, estou um pouco nervosa, mas otimista que será de grande valia! Até breve!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia , vou fazer 3 sessões da aplicação nos dois joelhos, obrigada por me orientar, sobresobre esta possibilidade da inflamação. Vou providenciar o diclofenaco. Obrigada, estou um pouco nervosa, mas otimista que será de grande valia! Até breve!

    ResponderExcluir
  58. Olá, Vania.
    Já fez a primeira aplicação? Como foi?
    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Terça dia 12/05 fiz a primeira aplicação, E estou muito surpresa com a reação positiva, as dores e 90% de desconforto nos joelhos sumiram, gestos simples como agachar e levantar eram dolorosos e que agora não sinto nada! Pena não ter tido este tipo de tratamento
      antes, Esta semana farei a segunda aplicação, não é uma dor horrível, como imaginara dói, mas suportável, tipo uma cãimbra, mas por segundos..

      Excluir
    2. Olá Vânia!
      Td bem?
      Estou feliz q sua aplicação trouxe alívio. Conviver c dores é a treva. Mas me conta, durante esses anos... nenhum ortopedista lhe mostrou essa opção de tratamento?
      Nunca fiz aplicação, meu caso parece ser diferente, mais biomecânico, tenho curiosidade sobre o procedimento, a agulhada dói? ??
      Desejo de verdade q fique bem, se recupere o qto antes p fazer como nosso sábio Fernando orientou, fortalecer, para poupar os joelhos.
      Vá nos relatanto.
      Melhoras.
      Abraços

      Excluir
    3. Bom dia Elk!
      Ontem dia 20/05 fiz a segunda infiltração. Vou ser muito sincera, a primeira doeu muito mais! Creio que seja pelo nervosismo, pois ouvia falar de infiltrações e já vinha um monstro doloroso na minha cabeça. Claro, se eu disser que não dói nada estarei mentindo e feio rsrsrsrs
      É uma dor suportável, lembra dor de cãimbra, mas por segundos e passa.
      Realmente nesses 7 anos que descobri e fiz as artroscopias nenhum ortopedista me indicou este tratamento. Somente fisioterapia (alguns) e alnalgésicos para amenizar as dores.
      O medico que passo atualmente ele é Ortopedista e medico do esporte. E vejo muitos atletas na clinica se recuperando com tratamentos que a clinica oferece. Estou muito feliz e confiante com estas infiltrações e sim claro irei fazer os exercícios de fortalecimento pois não sentir dores é uma maravilha! rsrsr Abraços

      Excluir
  59. Olá, Vania.
    Que bom que você não sentiu dores fortes. Realmente é mais um desconforto momentâneo. Olha, tome muito cuidado com o alívio das dores nos joelhos nesse período de aplicações e pós-aplicações. Não force tanto. Com o fim das aplicações, corra para uma academia e comece exercícios bem específicos para fortalecimento dos músculos das pernas, coxas, panturrilhas e glúteos, ou seja, tudo que pode ajudar o joelho e ser menos "agredido". Cuidado com as grandes angulações nas cadeiras extensora e flexora. Não faça spinning. Oideal é o elíptico. De fato, eu só vejo consenso, entre os ortopedistas, no que se relaciona às aplicações de ácido hialurônico. Produtos como glicosamina, condroitina, MSM e colágeno são bastante controversos entre esses profissionais e a maioria diz que é desperdício de dinheiro, apesar de relatos clínicos de pacientes mostrarem o contrário (muitos citam diminuição significativa da dor e retorno às atividades físicas).
    Muita saúde e parabéns!
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos.

      Imagino que suas outras 20 sessões de fisioterapia tenham terminado, né? Como você está agora? Começou a academia? Está tomando alguma medicação?
      Manda notícias pra gente.
      Grande abraço e saúde.
      Fernando.

      Excluir
  60. Oi, Vânia.
    E então, com o fim das três infiltrações, como você está se sentindo? Está no fortalecimento / fisio?
    Aguardamos notícias.
    Saúde e abraço,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  61. Olá Fernando, boa tarde!
    Após as sessões de infiltrações, iniciei os exercícios de fortalecimento. E estou muito feliz e surpresa com a qualidade que estou tendo. Sem dores, sem rangidos nos joelhos. Posso agachar, descer e subir escadas, como nunca tivesse sentido os desconfortos e as dores da Condromalacia. Espero que dure por muito tempo. Pois não ter dores é a melhor coisa rsrsrsrs.
    Peço desculpas por não ter postado mais nenhuma mensagem. Pois agora estou me preparando pra uma nova etapa, não sei se cheguei a mencionar com vocês, tenho Escoliose sou operada a 22 anos mas terei que fazer outra cirurgia, para a troca da haste que possuo por parafusos na coluna.
    Enfim venci uma etapa dos joelhos. E espero vencer novamente a da coluna que não será fácil....obrigada de coração pela atenção de todos. Embreve se Deus quiser entrarei em contato com vocês. Abraços ☺

    ResponderExcluir
  62. Olá Fernando, boa tarde!
    Após as sessões de infiltrações, iniciei os exercícios de fortalecimento. E estou muito feliz e surpresa com a qualidade que estou tendo. Sem dores, sem rangidos nos joelhos. Posso agachar, descer e subir escadas, como nunca tivesse sentido os desconfortos e as dores da Condromalacia. Espero que dure por muito tempo. Pois não ter dores é a melhor coisa rsrsrsrs.
    Peço desculpas por não ter postado mais nenhuma mensagem. Pois agora estou me preparando pra uma nova etapa, não sei se cheguei a mencionar com vocês, tenho Escoliose sou operada a 22 anos mas terei que fazer outra cirurgia, para a troca da haste que possuo por parafusos na coluna.
    Enfim venci uma etapa dos joelhos. E espero vencer novamente a da coluna que não será fácil....obrigada de coração pela atenção de todos. Embreve se Deus quiser entrarei em contato com vocês. Abraços ☺

    ResponderExcluir
  63. Olá Fernando, boa tarde!
    Após as sessões de infiltrações, iniciei os exercícios de fortalecimento. E estou muito feliz e surpresa com a qualidade que estou tendo. Sem dores, sem rangidos nos joelhos. Posso agachar, descer e subir escadas, como nunca tivesse sentido os desconfortos e as dores da Condromalacia. Espero que dure por muito tempo. Pois não ter dores é a melhor coisa rsrsrsrs.
    Peço desculpas por não ter postado mais nenhuma mensagem. Pois agora estou me preparando pra uma nova etapa, não sei se cheguei a mencionar com vocês, tenho Escoliose sou operada a 22 anos mas terei que fazer outra cirurgia, para a troca da haste que possuo por parafusos na coluna.
    Enfim venci uma etapa dos joelhos. E espero vencer novamente a da coluna que não será fácil....obrigada de coração pela atenção de todos. Embreve se Deus quiser entrarei em contato com vocês. Abraços ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vânia vc fez a viscosuplementação com ácido hialurônico?quantas aplicações?e agora senta algo depois de tempos de aplicação?

      Excluir
  64. Ei Vânia! !!
    Que notícia boa, sem dores... fico muito feliz por você.
    Mas que dia será seu procedimento na coluna? ? Desejo a corra tudo bem e que você se recupere o mais rápido.
    Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  65. Oiee, Elk, estou no aguardando a autorização do convênio.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  66. Oiee, Elk, estou no aguardando a autorização do convênio.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  67. Oiee, Elk, estou no aguardando a autorização do convênio.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Olá pessoal,

    Fui diagnosticado com condropatia nível I, a ressonância aponta patela alta e síndrome friccional. Estou finalizando a vigéssima sessão de físio essa semana sem alivio significativo das dores. Era atleta de corrida e musculação, e estou com sintomas depressivos diante da situação. Me recuso a aceitar a idéia de levar uma vida no sedentarismo. Meu médico afirma que determinadas pessoas NUNCA vão deixar de sentir as dores. Vou procurar outras opiniões, mas esta afirmação me deixou abalada. Gostaria da opinião de vocês quanto aos tratamentos além da físio para alívio das dores, para que pelo menos eu consiga fazer algum tipo de atividade física.

    ResponderExcluir
  69. Raquel, bom dia!
    Passamos por isso, vivenciamos esses sentimentos. ... calma!!!! Respira.
    Vc está no lucro, não pense q sou maluca, mas diante do diagnóstico, seu grau é I.
    Vc vai ter q mudar o ritmo, fazer fisioterapia, a dor normalmente passa c fisioterapia, mas não é rápido mesmo não! Vc não VAI TER UMA VIDA SEDENTÁRIA.
    Vai em outros médicos sim, cuidado com algumas opiniões.
    Vc precisa fortalecer e alongar. .. vai ouvir muito essas duas palavras.
    NUNCA deixar de sentir dores... nunca??? Acho precipitado afirmar isso. Claro q alguns cuidados daqui p frente vc vai ter q ter.
    A dificuldade q sinto hoje é hipertrofiar, mas pode pensar positivo porque não terá uma vida sedentária.
    RAQUEL, TENTA PILATES, vai te ajudar, psicologicamente também.
    Quando tive meu diagnóstico me senti péssima, deprimi, mas fui p pilates, mesmo com dor.
    Cada caso é um caso, mas 20 sessões é cedo p falar alguma coisa. Eu fiz uns 4 meses de fisioterapia.
    Mas vou te falar, essa fase ruim vai passar!!! Coragem.
    Melhoras, volta p nós dizer como está.
    Abraços

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Olá, Raquel.
    Em primeiro lugar, CALMA. Entendo perfeitamente sua depressão, porque também passei por isso. Também sou apaixonado e viciado em corrida de rua, mas tive que restringir. Bem, vamos lá: parece que realmente está faltando você ouvir mais opiniões de mais especialistas. Parece que você só foi a um médico, estou certo? O ideal é ir em pelo menos 3 e, no nosso caso, em ortopedistas que são especializados apenas em joelho. O meu ortopedista mesmo, se eu falar de qualquer outra parte do corpo, mesmo que seja na perna, ele me indica outro profissional especializado na parte que estou me queixando. Ortopedistas mais generalistas costumam falar o que você ouviu no consultório. Então, veja, na sua cidade, os ortopedistas especializados em doenças do joelho. Mesmo que seu plano não cubra, no início é bom ir pagando mesmo. Tem pessoas que também gostam de se consultar com médicos do esporte e reumatologista, o que é interessante, porque a abordagem e visão são diferentes do ortopedista de joelho, mas minha experiência pessoal com médico do esporte (fisiatra) foi ruim, porque deu pra ver que ele não entendia tão bem de joelho. Outra coisa, talvez até seja possível que você sinta INCÔMODOS no joelho por um certo, tempo, mas DOR a vida inteira eu acho difícil, principalmente pra quem tem GRAU 1 de condromalácia, Raquel! Nesse grau, você tem uma grande chance de recuperação e até CURA!!! Você vai conseguir regenerar a fibrocartilagem, porque ainda existe muita matriz de cartilagem hialina nos seus joelhos! A hialina é a que a gente forma até os 6 anos de idade, mais ou menos. Eu tenho condromalácia patelar bilateral grau 3 indo pro 4 e corro no esteira, malho quase todos os dias (incluindo exercícios na LEG PRESS e cadeiras extensora e flexora) e corro, ainda com baixa frequência, até 5km na rua. Eu não sinto dores em nenhuma dessas atividades, mas sinto alguns incômodos nas corridas, que variam dependendo do meu peso e do grau de fortalecimento das pernas. Tire um tempo pra ler as mensagens anteriores postadas neste blog. Existem várias opções de medicações e intervenções que certamente vão trazer alívio e, no seu caso, tem tudo pra regenerar a fibrocartilagem dos seus joelhos.
    Fique calma e dê uma pesquisada em: glicosamina, condroitina, MSM, colágenos hidrolisados Mobility, Cartigen C, diacereína (ou Artrodar), viscossuplementação do joelho com ácido hialurônico e com plasma rico em plaquetas. É só digitar no Google.
    E, por fim, o seu fisioterapeuta concorda com o que o médico falou?
    Conta pra gente seus avanços.
    Estamos por aqui.
    Na Paz,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fernando,no seu caso,qual foi o tratamento ,medicamento q usou?pelo visto tem funcionado bem,vc ainda faz uso de amos,treino e medicação,fisio?

      Excluir
  72. Boa noite pessoal, depois de muito tempo consegui ler todos os relatos. rs.

    Tenho 27 anos hoje e comecei jogar futebol desde os 10 anos de idade e até então nunca tinha sentindo nada, porém a alguns meses pra cá, comecei a sentir umas dores no joelho e resolvi ir ao médico.

    Infelismente fui diagnosticado também com condropatia patelar grau 3.

    Pelo que o médico me disse na consulta achei que era simples, então comecei a fazer a fisioterapia mas não tive paciencia e acabei desistindo. Desculpem mas realmente eu não estava sentindo nenhuma melhora.

    Me indicaram um remédio chamado TRIFLEX ele é composto por glicosamina condroitina e acido hialurônico. porém ele não tem aqui no Brasil, mas é facil encontra-lo no Mercado Livre.
    Bom, tem menos de um mês que venho tomando o remédio e continuo fazendo alguns exercicios de alongamento e alguns que fazia na Fisioterapia.

    Meu médico disse que caso a fisioterapia não resolvesse, poderíamos tentar injetar algo no joelho, não me recordo do nome do medicamento, gostaria de saber se alguém conhece, ou então, se alguem chegou a fazer alguma cirurgia....

    estou quase chutando o balde e voltando a jogar meu futebol, mesmo com dor.
    se Dói sem jogar bola... por que não jogar rs.

    desculpem a brincadeira... é o desespero.

    boa recuperação a todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, não deixei de fazer nada do que eu fazia.
      mesmo com poucas dores, depois fazia gelo e tal.
      Amo andar de bicicleta, e mesmo com grau IV fiz uma pedalada de 300Km!!
      abraços Marilea

      Excluir
    2. Pedro Henrique, boa noite!
      Tb passei por médicos q banalizaram o problema, mas depois vi que não era um diagnóstico simples, ao contrário, era algo limitante. É aí q a gente deprime e desespera, pois deixar de fazer o q mais gostamos...
      Meu caso é a musculação. Mas tenha paciência c as sessões de fisio. Pelo que entendi nas andanças atrás de muuuuuitos ortopedistas, condropatia não é indicado cirurgia, temos q cuidar p não lesionar + a cartilagem, fortalecendo e alongando. Já outras estruturas como menisco, plica.. essas sim, são tratadas c cirurgia em alguns casos.
      Fortaleça e vá jogar sua bola.
      Injetar Ácido hialuronico nos joelhos é com o Fernando aqui do blog rsrs , ele fez e foi positivo. Eu morro de medo da agulhada.
      Melhoras.
      T+!

      Excluir
    3. pedro,então o triflex não te ajudou em nada,muito,quase nada?kkk

      Excluir
  73. Boa tarde, gente!
    Também sou uma "sofredora" da condromalácia e lendo os relatos acima fiquei muito animada com a aplicação de ácido hialurônico, que o meu médico nunca mencionou. Vi que o Fernando recomendou um especialista em joelhos, por isso quero perguntar se alguém conhece um para indicar no Rio de Janeiro? Desde já agradeço!
    Andréa.

    ResponderExcluir
  74. Olá, Pedro e "sofredora da condromalácia". Primeiramente desculpem pela demora em responder as postagens de vocês. É a correria do dia a dia. Por falar em correria, correr é uma coisa que eu tive que reduzir de maneira drástica na minha vida. Atualmente só tenho conseguido correr na esteira, não mais do 6 km, mesmo assim com alguns incômodos. Bem, Pedro, eu não conheço e TRIFLEX, mas sei que os medicamentos pra joelho são compostos por essas substâncias que vc citou: condroitina, glicosamina e ácido hialurônico. Realmente não existe ácido hialurônico em forma de cápsulas ou comprimidos no Brasil. Tem que comprar por fora. Geralmente vem glicosamina, condroitina e MSM, que é um composto à base de enxofre que também (acredita-se) ter poder na restauração da cartilagem. Acho importante vc continuar tomando esses medicamentos, Pedro, mas faça também a infiltração com o ácido hialurônico, que, pelo menos pra mim, é o que mais funhcionou. Pode não resolver a situação, mas fica bem mais confortável. "Sofredora", vá mesmo em médicos ortopedistas que sejam especializados em joelhos. Muitos outros ortopedistas mais generalistas não tem muita noção da condromalácia. Infelizmente não conheço médicos no RJ. Acho que vc poderia entrar no site da BBR ou ABBR, acho que é essa a sigla. Esse é uma hospital de ponta, tipo os da Rede Sarah que existem em algumas capitais e que podem dar alguma orientação. Mas, olha, entre no Google e escreva busque por ortopedistas no RJ. Ligue pra eles e pergunte se são especializados em joelho. Mais, uma vez, recomendo a aplicação com ácido hialurônico, mas NUNCA com corticóide.
    Mandem notícias.
    Se tiver alguém do RJ por aqui, por favor ajudem nossa amiga aqui.
    Ah, entre no site do TURI SOUZA, um nutricionista e fisioterapeuta que mora em Niteroi e que está fazendo aplicação de plasma rico em plaquetas. A condromalácia dele é bem séria. Ele com certeza conhece médicos no RJ. Escreva Turi Souza e condromalácia patelar que vc consegue contato com ele. Ele é bem acessível. Já conversei com ele algumas vezes via e-mail.
    Mandem notícais.

    ResponderExcluir
  75. Olá gente boa tarde. sou mariléa e tenho condro grau IV.
    Mas embora seja o diagnóstico, nunca deixe de fazer nada do que fazia. Sou ciclista de longos percursos, e mesmo depois do diagnóstico, fiz uma pedalada de 300 Kilometros.

    O que acho engraçado é que as dores são muito pontuais. Só quando faço muito agachamento numa semana, ou quando faço mais de 3 sessoes de spinning na academia. mas nada que eu não possa suportar.

    Desde que eu faça gelo, passe uma pomada relaxante, as coisas voltam ao normal. Mas sei que o problema está lá. Diagnostiquei em janeiro desse ano, só porque quando eu me alongava, uma ou outra posição incomodava muito.

    Amanha vou ao médico, porque gostaria de saber se existe algum medicamento ou PRP que eu possa fazer no joelho.
    confesso que deixei de tomar o osteo bi flex por algum tempo. achava que não adiantava nada e até engordava.
    Fora isso continuo na musculação, sempre fortalecendo as pernas, para que eu não force muito o joelho.

    Alguém já fez PRP (Plasma Rico em Plaquetas) nos joelhos ?
    Abraços,
    Mariléa

    ResponderExcluir
  76. Oi, Mariléa.
    Acho ótimo você sentir poucas dores, mas, se você já tem o diagnóstico de condromalácia grau 4, é bom tomar cuidado pra não desgastar excessivamente a cartilagem. Já li textos que citam casos como seu. Pessoas com desgastes de cartilagem mas que praticamente não sentem dores. Sobre o gelo, o que dizem é que ele deve ser usado nas primeiras horas após a atividade física. Se for pra uso contínuo, o ideal é usar a compressa com água quente. O que eu sei sobre bicicleta e spinning é que o banco deve ser mais elevado. É uma atividade que não tem impacto, mas que exige do joelho. Os médicos que fui me recomendaram o eliptico, mas pediram pra eu não fazer spinning e nem bicicleta. O osteo-bi-flex também não é vendido no Brasil, mas é o melhor remédio de condromalácia no momento,
    O TURI SOUZA, fisioterapeuta e nutricionista de Niterói, já fez a aplicação de PRP no joelho e ficou muito bem. Também tem prazo de validade, como a aplicação com ácido hialurônico, mas os pacientes que fizeram com PRP dizem que ela é mais eficiente e dura mais. Eu sei que tem médico em SP e no RJ que faz a aplicação com PRP. Já me falaram que tem também em BH.
    Parabéns, saúde e mande notícias.
    Abraços,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  77. MARCIA MAIA, 48 anos, praticante de musculação com orientação de uma personal e corredora (de esteira).
    Olá pessoal. Comecei a sentir dores uns 06 meses. Há um mês tornou-se insurpotável! Fui ao Ortopedista (que não gostei, mas é o especialista que atende no meu plano – Bradesco – aqui em Vitória-ES). Abaixo coloco todo o meu diagnóstico e desde já peço ajuda a vcs!
    JOELHO DIREITO: Condropatia na tóclea e compartimentos fêmoro-tibiais, sem alterações ósseas. Patela em topografia mais alta do que o usual, com condropatia grau IV. Sinais de conflito fêmoro-patelar lateral e de hipersolicitação do mecanismo flexor do joelho. Pequeno derrame com sinais de sinovite. Plicas supra e médio patelares discretamente espessadas. Alterações tardias de estiramento no ligamento por hipersolicitação/tardias de estiramento.
    O pior está o JOELHO ESQUERDO: Condropatia na tóclea e compartimentos fêmoro-tibiais, com lesões osteocondrais na tróclea e no platô tibial lateral. Patela em topografia mais alta do que o usual, com condopatia grau IV. Sinais de conflito fêmoro-patelar lateral e de hipersolicitação do mecanismo flexor do joelho. Menisco medial com degeneração mucinosa incipiente e edema na junção menisco-capsular junto ao corno posterior. Ligamento cruzado anterior com alterações por hipersolicitação/tardias de estiramento. Alterações tardias de estiramento no ligamento colateral medial. Pequeno cisto poplíteo. Edema/bursite infrapatelar superficial.
    Enfim esse foi o resultado na minha ressonância feita agora no ultimo dia 14/09/15. Levei ao médico (ortopedista especialista joelho). Disse que NÃO TEM JEITO é conviver com isso. São só paliativos. Que a tendência é piorar com a idade. FALTOU MANDAR EU DEITAR NO CAIXÃO.
    Quanto a medicação passou Alginac Retard. E o colágeno MOLITEX para uso até morrer (disse que é para sempre mesmo). Disse que é só para ajudar, mas que não resolve. Não gosta de passar condroitina/glucosamina, porque disse que também não resolve. Disse que há relatos de pacientes que melhoram com essas medicações, mas outros não. Falou sobre o ácido hialurônico, mas que ainda não se tem comprovação que resolva e como o custo é muito alto então não vai passar (me chamou de pobre mesmo). Ah, passou ainda 20 sessões de fisioterapia – para ajudar, mas que também não resolve.
    Achei interessante o blog porque o que realmente ele mandou eu fazer foi “RESPIRA – CALMA E RESPIRA”.
    Quanto a musculação que pratico (com personal trainer) ele falou que posso continuar, mas ESQUECER PARA SEMPRE: agachamento / LEGPLESS.
    Que eu deveria fazer IOGA – Ah e não esquecer de RESPIRAR.
    Estou em pânico! Amo musculação e caminhadas. No momento só faço musculação e na parte aeróbica 20min de Transport.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcia.

      Bem, em uma coisa eu concordo com o seu médico especialista em joelho: respire! Não sei se ele falou pra você respirar pedindo, na verdade, pra você ter calma. Se não foi isso, então eu falo: tenha calma! Não sou médico, fisioterapeuta e nem educador físico, então não tem como eu discorrer sobre questões técnicas, mas sou um "portador" ou um diagnosticado como tendo condromalácia patelar bilateral grau III já indo pra IV. Logo no começo, fiquei mal, muito triste e entrei em desespero. Com o tempo fui vendo que as coisas não são bem assim. Olha, de acordo com o resultado da sua ressonância, percebi que você tem problemas de ligamento. O ligamento é um problema que se resolve, tem cura, ao contrário da condromalácia que, se não for grau I, só tem controle. Em relação a sua sinovite, eu tive isso, que é um derrame do líquido sinovial presente em todos os joelhos. O líquido sinovial é como se fosse a graxa do joelho. Se houve um derrame, é porque você forçou mais do que o joelho aguenta, e como a cartilagem está desgastada, o corpo entendeu que tinha que produzir mais líquido sinovial pra fazer as vezes e ocupar o lugar da cartilagem desgastada. O inchaço e dor nesses casos é normalíssimo e esperado. O Alginac Retard é um antiinflamatório com propriedades analgésicas. Não sei porque ele passou esse remédio, já que existem outros mais eficientes e com ação mais rápida, mas ele é o médico. Eu tomei outro quando tive a sinovite. Sobre o colágeno MOTILEX isso é novidade pra mim. Não conhecia, deve ser mais um no mercado. Pesquisei e vi que ele é hidrolisado, ou seja, entra mais rápido na corrente sanguínea. Eu perguntei pro meu médico sobre colágenos e ele disse que o mais eficiente é o MOBILITY, mas que o CARTIGEN C e o FORTIGEL também são muito bons. O problema é o preço. Aqui em Brasília o MOBILTY está por volta de R$ 140,00 e o CARTIGEN C por volta de R$ 90,00. Não sei sobre o FORTIGEL porque ele é mais raro por essas bandas. (CONTINUA...)

      Excluir
    2. Boa noite Marcia!
      Me identifiquei c vc pq tb sou apaixonada pela musculação, tb treino c personal e tb tenho condropatia.
      Fiquei c depressão e revoltada c diagnóstico e tb pq me proibiram de treinar. Perdi 3 kilos de massa magra e até hoje não recuperei. Mas voltei a agachar e voltei a fazer leg pres. Então respira, vá em mais de um ortopedista, alguns aqui na minha cidade erraram na conduta, encontrei todo tipo de médico, tds mesmo. Um queria me operar de plica, na RM nem tinha acusado essa estrutura e esse problema. Depois de muita fisioterapia, voltei bem devagar p musculação, associada à natação, no início nadava revolts, depois gostei, fiz um trabalho c meu personal de fortalecimento, alongamento e td revoltante e devagar. Depois de 1 ano pós lesão voltei p extensão e leg pres. Tb faço agachamento 😃. Então, calma,respira!!! Qdo eu sentei na extensora depois de tanto sofrimento, eu chorei de emoção. Sei q cada caso é um caso, mas procura bons profissionais, outras opiniões. Tb acredite c fé, pois meu pavor era nunca mais agachar, se cuidar, fortalecer. .. td dá certo. Abraços melhoras

      Excluir
    3. Boa tarde Elk,
      Como você é apaixonada por musculação sabe o que senti!!!!!
      Conversei muiiiiiito com minha personal e mudamos nosso treino. Estou tentando ter calma (respirar), rsrs...
      Vou procurar mais opiniões de outros médicos (especialista em joelho).
      Mando notícias.
      Abraços, Márcia

      Excluir
    4. Prezados, bom dia – que seja mesmo, pois estou com muita dor no joelho, rsrs...
      Como falei anteriormente o médico passou o colágeno MOLITEX, que ainda não comprei. É que quero ir a outro médico para ter outra opinião. Pelo meu convênio (Bradesco) só consegui uma consulta para 29/10/15 – muito longe, preciso fazer algo urgente. Tomei o Alginac Retard que ele passou por 10 dias, nesse período não tive dor. Mas ontem as dores voltaram. Hoje está tenso. Estou quase indo na primeira farmácia e comprando novamente esse remédio!!!
      O médico me indicou a fisioterapia e hoje liguei para uma clínica perto minha casa. Eles informaram que NÃO trabalham com fisioterapia convencional. Trabalham com OSTEOPATIA, a atendente informou que esse tipo de fisioterapia é muiiiiiiiiiito melhor, que na fisio convencional eu NÃO vou resolver meu problema. Lá fui eu pesquisar sobre Osteopatia para a condromalacia. Pareceu muito interessante.
      Vocês conhecem? Alguém tem alguma informação?
      Abraços, Márcia

      Excluir
    5. Marcia, sei td q está sentindo, pq a musculação era minha vida, simplesmente me obrigaram à parar, tive depressão, nunca devia ter parado, mas a dor era limitante. Depois da fisio voltei c personal e as coisas foram lentamente melhorando... Ontem precisei ficar muito tempo caminhando, resolvendo problemas. .. senti muito os 2 joelhos, hoje fiz gelo e estou melhor. É assim, vai melhorar muito, mas o problema sempre vai existir. Mas CORAGEM!!!!

      Excluir
    6. Boa noite, Fernando. Também sou de Brasília e gostaria que me indicasse bons ortopedistas especializados em joelho na nossa cidade.

      Excluir
    7. Meu nome é Francisco, e-mail chneto@gmail.com. Desde já agradeço sua ajuda.

      Excluir
    8. Oi Francisco. Me consultei com o Dr. Glauco Japiassu, na Clínica do Joelho, fica na 716 Sul. Tenho condropatia no joelho esquerdo e vou iniciar o tratamento agora, com medicação e atividade física moderada.

      Excluir
    9. Oi Francisco. Me consultei com o Dr. Glauco Japiassu, na Clínica do Joelho, fica na 716 Sul. Tenho condropatia no joelho esquerdo e vou iniciar o tratamento agora, com medicação e atividade física moderada.

      Excluir
    10. Olá, Anielle.
      Já ouvi falar o nome desse médico. Ele é bom? Atende convênios? Qual medicação que ele passou pra você? Também indicou fisioterapia ou musculação? Conte um pouco da sua história. Como você "desenvolveu" a condromalácia? Corrida, academia?
      Saúde.
      Fernando.

      Excluir
  78. Minha opinião pessoal e orientações: Márcia, em primeiro lugar, busque pelo menos mais uma outra opinião. Eu iria em mais dois ortopedistas especializados em joelho. Também buscaria um reumatologista e, dependendo da situação, um médico do esporte, mas só depois de me consultar com mais dois ortopedistas do joelho. Seu médico foi contraditório. Se ele não acredita na eficácia da condroitina e glicosamina, também não deveria acreditar nos colágenos hidrolisados. Ele usou o correto e verdadeiro argumento de que não existem estudos que comprovem que a glicosamina e condroitina regeneram e/ou restauram a cartilagem, mas o mesmo ocorre com os colágenos. Então, receitar colágeno é uma contradição dele. O que acontece, Márcia, é que cada pessoa reage de um jeito. Já li inúmeros relatos de pacientes afirmando que a glicosamina e condroitina não fizeram a menor diferença, mas também li outros afirmando que essas substâncias fizeram com que elas voltassem e andar normalmente e até mesmo a fazer atividades físicas de impacto. Vá a um outro ortopedista e fale que você vai sim tomar a glicosamina e condroitina. Peça para ele receitar a melhor fórmula pra você. Sei que, pra quem é diabético ou pré-diabético, a condroitina tem que ser administrada com mais cautela, não dá pra ficar tomando por muito tempo e os intervalos tem que ser mais espaçados. Pergunte pra ele também sobre a DIACEREÍNA (nome comercial: Artrodar) que é um remédio com propriedades parecidas com a glicosamina e condroitina e com um interessante poder antiinflamatório prolongado, bem menos agressivo que o ALGINAC. Por fim, sei que estou me prolongando, a infiltração com ácido hialurônico é cara mas não é esse absurdo todo. Os ácidos hialurônicos no mercado variam de preço, mas parece que giram entre R$ 250,00 à R$ 500,00 mais ou menos. O problema é que uma só aplicação não resolve. Tem que ser pelo menos três e vai até cinco. Boa parte dos médicos só faz três. Aí dá pra você ter uma ideia do preço. Dá pra dividir o valor do ácido hialurônico no cartão, aí fica menos salgado. A aplicação com plasma rico em plaquetas ainda é pouco comum no Brasil, e parece que não sai por menos por R$ 3.000,00 cada uma das três aplicações. Com certeza fica bem mais salgada e, pelo menos no meu caso, impossível no atual momento. E, não sei sobre aplicação com células tronco. Talvez só sejam realizadas em Centros de Pesquisa pois ainda estão bem no início dos estudos. Além disso, procure perder o máximo de peso que conseguir e, quando não estiver mais sentindo dores, comece a fortalecer os músculos anteriores e posteriores das coxas. Pergunte ao seu fisioterapeuta sobre hidroterapia também, Costuma ser até mais eficiente do que a fisioterapia tradicional.
    Desculpe pela loooonga mensagem....Rssssss..
    Mande notícias.
    Não desista e nem se desespere. É possível melhorar.
    Na Paz,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fernando, muiiiiiiiito obrigada pela resposta, esclarecimentos e apoio.
      Sim, vou procurar mais médicos especialistas em joelho. Não dá para ouvir um só. E também porque não gostei do médico, sabe aquela “coisa” de identificação?!
      Concordo sim que ele foi contraditório. Aliás o tempo todo, porque ele falou do colágeno, da glicosamina e condroitina e tb do ácido hialuronico e de todos disse que não resolveriam. Depois falou que vamos começar o tratamento com o colágeno por 6 meses, se não der muito resultado passaremos a glic/condr e nova avaliação, daí veremos o que fazer.............
      Entendo que o problema é grave, mas sentar e chorar não vai me ajudar.
      Mandarei notícias assim que conseguir novo médico/respostas
      Grata
      Márcia

      Excluir
    2. Prezados, bom dia – que seja mesmo, pois estou com muita dor no joelho, rsrs...
      Como falei anteriormente o médico passou o colágeno MOLITEX, que ainda não comprei. É que quero ir a outro médico para ter outra opinião. Pelo meu convênio (Bradesco) só consegui uma consulta para 29/10/15 – muito longe, preciso fazer algo urgente. Tomei o Alginac Retard que ele passou por 10 dias, nesse período não tive dor. Mas ontem as dores voltaram. Hoje está tenso. Estou quase indo na primeira farmácia e comprando novamente esse remédio!!!
      O médico me indicou a fisioterapia e hoje liguei para uma clínica perto minha casa. Eles informaram que NÃO trabalham com fisioterapia convencional. Trabalham com OSTEOPATIA, a atendente informou que esse tipo de fisioterapia é muiiiiiiiiiito melhor, que na fisio convencional eu NÃO vou resolver meu problema. Lá fui eu pesquisar sobre Osteopatia para a condromalacia. Pareceu muito interessante.
      Vocês conhecem? Alguém tem alguma informação?
      Abraços, Márcia

      Excluir
  79. Olá, a TODOS

    Sugiro que deem uma olhada cuidadosa no seguinte site:

    http://www.condromalaciapatelar.org/

    Lá tem uma ótima explicação sobre aplicação de plasma rico em plaquetas, dicas de alimentação, tipos de exercícios pra portadores de condromalácia e indicações de profissionais (do Rio de Janeiro, inclusive). Eu me utilizei e continuo me utilizando dos ensinamentos e dicas do dono do site, o fisioterapeuta e nutricionista TURI SOUZA. Inclusive o medicamento nosódios, que usei por um certo tempo.
    Depois me falem.
    Abraços,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas, Fernando! Vou repetir a ressonância dia 24 e depois dou mais notícias.
      Abraços,
      Andréa.

      Excluir
    2. Olá, Fernando, perdoe a insistência... Mas vi que você é de Brasília e gostaria muito de uma indicação sua sobre o procedimento com ácido hialurônico por aqui. Nem imagina o quanto ter descoberto este blog e ler seus relatos me renovou algumas esperanças. Desde já, muito grato. Abraço.

      Excluir
  80. Boa noite pessoal. Meu nome é Joice, tenho 31 anos e de acordo com o ortopedista que me consulto, tenho condromalacia patelar esquerda. O único exame ao qual realizei foi raio X comum e já fui diagnosticada.

    Tenho feito inúmeras e cansativas sessões de fisioterapia 37 de 50 e até o presente momento não senti nenhuma melhora. Pelo contrário, minha dor aumentou em cem por cento. Faço alongamentos e fortalecimentoé acompanhados de ultrassom potência 1.4. A dor é tão intensa que não aguento ficar mais de uma hora de pé. Infelizmente também tenho fascite plantar... Então uma dor acompanha a outra. Passarei em um especialista em joelhos para solicitar RM e verificar qual o nível da patologia... pois a dor é absurda. Choro noite e dia.

    Grata pela atenção...

    ResponderExcluir
  81. Boa noite pessoal. Meu nome é Joice, tenho 31 anos e de acordo com o ortopedista que me consulto, tenho condromalacia patelar esquerda. O único exame ao qual realizei foi raio X comum e já fui diagnosticada.

    Tenho feito inúmeras e cansativas sessões de fisioterapia 37 de 50 e até o presente momento não senti nenhuma melhora. Pelo contrário, minha dor aumentou em cem por cento. Faço alongamentos e fortalecimentoé acompanhados de ultrassom potência 1.4. A dor é tão intensa que não aguento ficar mais de uma hora de pé. Infelizmente também tenho fascite plantar... Então uma dor acompanha a outra. Passarei em um especialista em joelhos para solicitar RM e verificar qual o nível da patologia... pois a dor é absurda. Choro noite e dia.

    Grata pela atenção...

    ResponderExcluir
  82. Boa noite Joice!
    Vc foi medicada?? Receitaram algum antiflamatorio ou analgésico? ? Não fica sentido dor não.
    Tive meu diagnóstico c 37 anos. Fiquei revoltada, deprimida,chorava sem parar tb. Antes da condropatia tive fasciste plantar, fiquei 3 meses sentindo muita dor, ia p urgência do hospital tomar tylatil injetáveis, foi terrível. A fasciste curei,uns 2 anos depois foi o joelho.
    Vc precisa ir em outros médicos e fazwr a RM , RX é um exame rápido, mas q não mostra as estruturas do joelho como a ressonância. Só assim um especialista poderá dar um diagnóstico, pode ser q o problema seja outro, a Patrícia aqui do blog passou por isso, estava c a patologia " pata de ganso".
    Respira, olha um analgésico e antiflamatorio, faça logo exames mais conclusivos e continue fazendo o fortalecimento e alongamento. Tenta tb reduzir alongamentos e aumentar fortalecimento, não sou médica, mas é o q trnho feito p os meus joelhos .
    Melhoras
    Fica calma!

    ResponderExcluir
  83. Bom dia, Elk. Obrigada pela sua atenção!!!

    Então... tive já dois episódios da fascite plantar... eu andava mancando sem conseguir colocar o pé no chão.. percebo que quando fico mito tempo de pé as dores se joelho e fascite são terríveis que dá vontade de tirar a minha vida. Sou nova para tantos diagnósticos :(

    Hoje irei a fisioterapia e novamente estou sem condições de realizar os exercícios.

    Trabalho em frente a um computador no segundo andar há muitos anos. O médico disse que a condropatia patelar e doença moderna do momento pq passo muito tempo sentada.

    Alguém que tem o grau mais avançado se submeteu a processo cirúrgico? Só fisioterapia não vejo melhora alguma. Agravou minha dor. Estou desesperada.

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elk, em relação a medicação, ele me receitou o Alginac mas como sei que ele destrói o estômago tomo por conta o loxonin. Perguntei se eu poderia faz o uso do Crondroflex e ele disse que não pq não tenho artrose, que meu caso é outro. Infelizmente muitos médicos não pesquisam a fundo pq não são eles e os familiares deles que sentem a dor. Pensam que somos apenas cédulas de dinheiro. É muito descaso.

      Abc.

      Excluir
  84. Prezados, bom dia – que seja mesmo, pois estou com muita dor no joelho, rsrs...
    Como falei anteriormente o médico passou o colágeno MOLITEX, que ainda não comprei. É que quero ir a outro médico para ter outra opinião. Pelo meu convênio (Bradesco) só consegui uma consulta para 29/10/15 – muito longe, preciso fazer algo urgente. Tomei o Alginac Retard que ele passou por 10 dias, nesse período não tive dor. Mas ontem as dores voltaram. Hoje está tenso. Estou quase indo na primeira farmácia e comprando novamente esse remédio!!!
    O médico me indicou a fisioterapia e hoje liguei para uma clínica perto minha casa. Eles informaram que NÃO trabalham com fisioterapia convencional. Trabalham com OSTEOPATIA, a atendente informou que esse tipo de fisioterapia é muiiiiiiiiiito melhor, que na fisio convencional eu NÃO vou resolver meu problema. Lá fui eu pesquisar sobre Osteopatia para a condromalacia. Pareceu muito interessante.
    Vocês conhecem? Alguém tem alguma informação?
    Abraços, Márcia

    ResponderExcluir
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  86. Boa noite, Marcia! Que interessante, não conheço esse outro merodo de fisioterapia e sinceramente comigo a fisioterapia normal não está funcionando. Já foram quase 50 sessões e nada... piorou meu quadro. Marquei o especialista de joelho somente para o dia 05/10 e quero fazer uma ressonância para verificar em qual grau estou. Ontem comecei a uma por conta o Condroflex... mesmo que ele é para artrite / artrose, é para a cartilagem que é o problema de todos aqui no blog.

    Senti uma melhora, porém, como trabalho no segundo andar e subo e desco muito escadas voltou a doer mas não monstruosamente como no sábado.

    Estimo as melhoras a você e tente tambémo Condroflex, pois o Alginac agride muito o estômago.

    ResponderExcluir
  87. Marcia, boa noite!
    Os colagenos e condroprotetores não agem a curto prazo e não atuam na dor. Para dor analgésicos e antiflamatorios.
    Osteopatia, segundo ouvi dizer, é uma terapia p colocar " os ossos no lugar". Como se nos "alinhassem", isso ouvi de terceiros, não conheço .
    Estou perplexa com o número de sessões de fisio sem melhora do quadro.
    Tb tive vontade de morrer, é péssimo, frustrante, mas acredite, vai passar!
    Os ortopedistas realmente tratam o problema de forma banal, mal explicam o que está acontecendo e o que vai ser... no meu caso a fisioterapia ajudou , qdo me senti melhor voltei muito devagar para musculação com personal!
    Respirem , mantenham a esperança, CORAGEM, coloquem gelo 3x ao dia. Esse lance de ficar sentada, subir e descer escadas na fase aguda detona. Tem q pedir licença médica mesmo .Na fase da dor somente fisioterapia.
    Saber o grau não é o mais importante, tem q saber q lesão é para fazer o tratamento correto.
    Meninas, já passamos por tudo isso, de novo repito, CALMA!!!
    MELHORAS.
    BJUS

    ResponderExcluir
  88. Boa noite Joice!
    Fiz um post para Marcia extensivo à vc, calma. Td isso parece um pesadelo sem fim, mas vai passar, realmente exige paciência e persistência.
    Em caso de dor foca difícil fazer muita coisa, é a fase aguda, a gente não consegue nem andar, subir escadas, ficar sentada por muito tempo... a fisioterapia no meu caso foi positiva. Essa fase fiz alongamento e fortalecimento , tb usei os aparelhos de tens e ultra som, isso na fisioterapia, ah, gelo tb, em casa fazia gelo direto , 3x ao dia por 20 minutos, é uma forma de aliviar a dor. No caso de dor intermitente, corram p PA de algum hospital ortopédico. Não dá p ficar sentindo dor
    Melhoras.
    Abraço

    ResponderExcluir
  89. Marileia, boa noite!
    Estive c um médico aqui na minha cidade que faz PRP, na consulta até chorei de emoção, estava desesperada e vulnerável, se me mandassem comer um urubu eu faria, mas consultando outros médicos vi que não era uma técnica eficaz, até mesmo pq ele não falou sobre atuar na causa, não há comprovação científica. Outros médicos me mostraram c embasamento teórico q não faz efeito. Ele ia me cobrar salvo engano de 5 à 7 mil, há 1 ano e meio.
    Ainda acho q o melhor a fazer é o fortalecimento, tb aceitar q o problema existe e que há controle, cura somente com enxerto de cartilagem e depois atuando nas causas p não haver novos desgastes. Olha a mosaico terapia com Dr Cohen.
    Melhoras.
    Abraço

    ResponderExcluir
  90. Bom dia!estou muito confuso e bastante triste tenho 22 anos e minha vida e jogar futebol,fui diagnosticado com condropatia grau 4,o que me deixou confuso foi o caso se que a 2 meses atras eu ter feito uma ressonância e nao ter saido nada de relacionado a condropatia e nessa ultima que fiz ter dado grau 4,ja chorei muito por que o futebol e tudo pra mim nao me vejo longe dos campos ou quadras,mas vou manter a calma ainda nao mostrei a ressonância ao meu medico tenho fé que vou voltar a jogar!
    Melhoras a todos!

    ResponderExcluir
  91. Olá, Francisco.
    Eu que quero me desculpar com você e aos outros amigos pelo sumiço. Tenho andado meio atolado de trabalho por aqui. Olha, o meu médico é o Dr. José Leão, Atende no Hospital São Lucas, tel. 34455050. Só que já tem mais de um ano que não vou nele e, quando fui tentar remarcar para uma avaliação, ninguém atendia mais nesse número. Me falaram que o Hospital São Lucas foi desativado. Aí acabou que eu deixei por isso mesmo. Vou tentar ir atrás dele pelo Google. Em todo caso, um outro médico excelente, referência em Brasília (é até credenciado pela FIFA), é o Dr. Paulo Lobo, dono do Instituto Paulo Lobo Entre no site http://www.institutopaulolobo.com.br/. Pesquise lá sobre viscossuplementação, que é a infiltração com ácido hialurônico. Tanto o José Leão quanto o Paulo Lobo mexem com isso. O Paulo Lobo também atende no HOME, tel: 38782878. Tem mais um médico que faz a infiltração, no CENTRO DE MEDICINA ESPORTIVA DE BRASÍLIA - COMEB, que fica no Hospital Santa Helena e no Santa Lúcia (eles tem duas clínicas). O tel no Santa Helena é (61) 3215-0061, 0072 e 0257. O nome dele é Dr Marcos Rogério. Conheço pessoas que se trataram com o Paulo Lobo e com o Marcos Rogério e falaram muito bem deles. Aceitam vários planos de saúde. Em breve, até amanhã no máximo, eu passo outros contatos de ortopedistas pra vc, mas sei que esses três que passei são ótimos e fazem a viscossuplementação. Mais uma vez me desculpe e me deixe informado.
    Saúde e abraços,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  92. Oi, Francisco.
    O Dr. Marcos Rogério também atende no IOT - Instituto de Ortopedia e Traumatologia. Tel: (61) 3274-1133. lá também tem o Dr. Roberpaulo que é especialista em joelho e que já me falaram bem. E, por fim, tem o Dr. Dimy, outro especialista em joelho e que atende no Via Brasil. Como o meu médico sumiu, eu estou pretendendo ir no Dr. Dimy. Aí eu falo pra você como foi. O bom é que eu sei que ele atende o meu plano.

    ResponderExcluir
  93. Fui ao medico e ele me receitou um remedio natural amanha começo tratamento,meu primo ja vinha tomando e teve melhoras,so estranhei ele nao ter me restringido nada,mas vou continuar no meu reforço muscular e começar na fisio!

    ResponderExcluir
  94. Fui ao medico e ele me receitou um remedio natural amanha começo tratamento,meu primo ja vinha tomando e teve melhoras,so estranhei ele nao ter me restringido nada,mas vou continuar no meu reforço muscular e começar na fisio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dener. Gostaria de mais informações sobre seu tratamento. Desde já, muito grato. Abraço. Francisco

      Excluir
  95. Tenho tomado importantes orientações, aqui neste site, também com Fernando. Quero manter a fé em que poderei me tratar. Obrigado!

    ResponderExcluir
  96. Olá, Francisco.

    E aí, entrou em contato com algum daqueles médicos? Eu devo ir ao Dr. Dimmy em breve.
    Dener, que remédio natural é esse que seu médico passou?
    Aguardo contatos.
    Na Paz e saúde para todos nós.
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando, novamente recorro a você, que me tem sido vital em minha batalha. Entrei, sim, em contato com um dos médicos que você me indicou, do COB. Mas ainda preciso de outra orientação sua: tem alguma indicação, aqui em Brasília, de profissionais que trabalham com o ácido hialurônico e, de outra corrente, com fisioterapeutas? Desde já, mais uma vez, muito grato. Abraço!

      Excluir
  97. Olá, Francisco.
    Esses médicos que eu indiquei pra você trabalham com ácido hialurônico. Eu não falei em COB. Qual médico vc vai lá. Eu indiquei o IOT e o COMEB. Se tiver médico bom no COB me avise. Sobre fisioterapeuta, vou indicar a clinica que eu frequentei: Centro Clínico Mediterrané - 3° Andar - QNA 41 Lote 09 - Taguatinga Norte
    m Telefone: (61) 3351-4961

    Hospital Santa Marta - QSE 11 AE N° 01 - Taguatinga Sul
    m Telefone: (61) 3356-0444

    STN Bloco Q Edificio Life Center S/40 - Asa Norte
    m Telefone: (61) 3273-3366.
    Mande notícias.
    Abçs,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  98. Esse endereço de fisioterapia que eu passei é de uma clínica chamada de FISIOTERAPIA SANTA RITA.
    abçs,

    ResponderExcluir
  99. Perdão, confundi. Não entrei em contato com médicos do COB. Tentei achar dr. Marcos Rogério e dr. José Leão, citado por você como medicos que trabalham com ácido hialurônico, mas ainda não consegui encontrá-los. Grato.

    ResponderExcluir
  100. Como foi sua consulta com Dr. Diny? Ele trabalha com ácido hialurônico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Amo academia. Porém proibida de fazer os exercicios que as mulheres mais gostam normalmente. Agachamentos, Hack, leg, extensora... Muito triste
      Diagnosticada com Grau III. Creio que agora no grau IV. Sinto como se tivesse areia no joelho. O barulho é muito ruim de escutar.
      Minhas dores são aceitáveis. Existem, mas nao intensas.
      Não existe cura?
      E o Hialuronato de Sódio nao adianta? E a Glicosamina?
      Alguem já usou e voltou a fazer exercicios?

      Excluir
  101. A 4 anos atrás fui diagnosticado com condromalácia grau IV, já tomei alguns medicamentos, fiz fisio, hidro, fortalecimento e até hj nada, a dor já se tornou uma companheira.

    ResponderExcluir
  102. Oi, Francisco.

    Ainda não fui ao Dr Dimmy. Não sei se ele trabalha com ácido hialurônico. Assim que eu for eu aviso.
    Em relação aos fisioterapeutas, é importante que primeiro você vá ao ortopedista pra ver se é fisioterapia o mais indicado ou hidroterapia, musculação ou outro tipo de tratamento. O ortopedista vai orientar melhor você sobre isso.
    Saúde.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  103. Boa noite amigos, meu nome é Marcelo Henrique tenho 34 anos, moro no vale do paraiba em São Paulo.
    Sou diagnosticado com condromalacia grau 2 no joelho esquerdo e grau 4 no direito.
    Depois de algumas horas, li todos os posts...rssss... fiquei impressionado com quantos relatos de superação. Até este momento eu não sabia muito o que fazer. Procurei dois médicos, o primeiro disse para eu me acostumar com as dores, pois serão minhas companheiras pelo resto da vida, o outro me animou dizendo que eu poderia fazer exercícios normalmente, apenas evitando flexões, extensões e exercícios de impacto...resumindo,rssss...não posso fazer nada com as pernas...enfim. Este blog me ajudou muito a ver a doença de uma forma diferente, sabendo lidar com ela é possível sim ter uma vida quase normal e não vou deixa la me vencer.
    No meu caso sinto meu joelho estranho desde de dezembro de 2014 e a dois meses tive o diagnóstico através de uma ressonância, sinto dores fortes apenas quando subo escadas, ao agachar e quando fico muito tempo sentado, fora isso apenas sinto o joelho mas não tenho dores fortes, graças a Deus.
    Tenho amigo que sempre vai para USA e disse que o osteo-bi-flex é vendido em gôndola de super-mercado, vou pedir que me traga alguns. Vou procurar mais médicos, buscar opiniões, fisioterapia, exercícios de fortalecimento...
    Ainda estou no inicio da minha caminhada e espero conseguir o quanto antes estabilizar esta situação.

    Grande abraço a todos, em especial a Elk e Fernando pelas dicas.

    Att,
    Marcelo Henrique

    ResponderExcluir
  104. Marcelo, td bem?
    Como está? Procurou outras opiniões?
    Vai ter uma vida quase normal sim!!! Tem q cuidar, fortalecer, mas vai dá certo! Depois conta pra gente o que evoluiu. .. o que deu certo no seu caso..
    Melhoras.
    T+!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Amo academia. Porém proibida de fazer os exercicios que as mulheres mais gostam normalmente. Agachamentos, Hack, leg, extensora... Muito triste
      Diagnosticada com Grau III. Creio que agora no grau IV. Sinto como se tivesse areia no joelho. O barulho é muito ruim de escutar.
      Minhas dores são aceitáveis. Existem, mas nao intensas.
      Não existe cura?
      E o Hialuronato de Sódio nao adianta? E a Glicosamina?
      Alguem já usou e voltou a fazer exercicios?

      Excluir
    2. Boa noite. Meu nome é Adriano, tenho condromalicia patelar a 5 meses, meu email é adrifurriel@gmail.com Vamos trocando emails e ideias sobre condromalacia Ja apliquei 5 injeçoes ja fiz fisio fiz academia estou fazendo fisio novamente no meu caso jogo futebol 3 vezes e corro 3 vezes na rua tb parei tudo por 60 dias agora voltei com o futebol jogando 30% do que jogava o que é recomendado fazer hoje? A minha esta entre grau 2 e 3

      Excluir
    3. Olá, Adriano.

      Na minha opinião, após as infiltrações você não deveria voltar imediatamente ao futebol, mas deveria iniciar a academia logo após a fisio. O futebol eu daria mais uns 45 dias para retornar. É uma atividade de altíssimo risco. Conheço ortopedistas que falam que é melhor a pessoa ou só correr ou só jogar futebol, mas nunca ou quase nunca fazer os dois. Como sua conodromalácia tem um grau mais baixo, recomendo bastante academia, fisio e uso dos condroprotetores com acompanhamento médico. Cuide do peso corporal tb e faça exercícios que trabalhem a propriocepção, o equilíbrio corporal. Alguma sessões de hidroterapia (e não hidroginástica) seriam interessantes.
      Mande notícias. As postagens aqui são valiosas para todos nós.
      Abraços e saúde.
      Fernando.

      Excluir
  105. Boa tarde, meu nome é Lilian tenho 45 anos e fui diagnosticada com condromalacia grau 3 a mais de um ano, e infelizmente o comentário do médico na época me fez desistir de ir adiante com o tratamento, pois onde eu trabalho tem vários lances de escadas, e ele me disse pra sair do emprego.
    Fiquei triste pela resposta dele, e como minha vida é corrida não fui mais atrás. Mas infelizmente as dores estão bem piores chega a doer até a minha bacia, e outra preocupação (sou alérgica a medicamentos, principalmente a antibiótico e anti-inflamatórios). O ultimo médico que passei me pediu uma nova ressonância, pelas dores que estou sentindo creio que deve ter piorado.
    Tenho vontade de desistir de ir além por causa da minha alergia, mas vou ver o que esse outro profissional irá dizer.

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. Olá, Marcelo e Lilian.

    Fico feliz que minhas contribuições no blog tenham ajudado de alguma forma. Olhem, não tomem como base apenas o diagnóstico de um médico ortopedista apenas. Se ele não for especializado em joelho, então tem que dar menos crédito ainda. O ideal é ir em um ortopedista que seja especializado em joelho. Além disso, o melhor é pegar pelo menos duas opiniões diferentes. No meu caso, eu percebo uma diferença gigantesca quando eu corro e estou mais leve (menos kg no corpo) e com a musculação dos membros inferiores em dia. Se eu fico uns 4 dias sem malhar perna e/ou subo pelo menos dois 2kg, a corrida já fica bem pior. Inicialmente, eu não conseguia nem subir aquele degrauzinho da calçada, pra vocês verem como estava a situação. Eu subia, mas com dor. Tinha muita dificuldade para ajoelhar também. Atualmente estou correndo na esteira sem praticamente nenhum incômodo. O que percebo hoje é que certamente não uso mais o joelho como usava antes. Para uma simples corrida na rua é todo um preparo de peso corporal, academia, treinos longos e esteira e uma preocupação constante e diária com alongamento. Corro pouquíssimo na rua, só que com mais frequencia na esteira, que é mais protegida e tem menor impacto. Tenho visto que são muitas as pesquisas sobre a cartilagem e tenho fé que em até 5 anos os remédios pra regeneração e/ou restauração de cartilagem vão estar bem mais eficientes. No atual momento, continuo com minha glicosamina, condroitina, colágeno hidrolisado, cápsulas de sucupira. Se não são tão eficentes, pelo menos não fazem mal, mas é bom fazer exames de sangue a cada semestre.
    Mandem notícias e não desanimem.
    Abraços,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Amo academia. Porém proibida de fazer os exercicios que as mulheres mais gostam normalmente. Agachamentos, Hack, leg, extensora... Muito triste
      Diagnosticada com Grau III. Creio que agora no grau IV. Sinto como se tivesse areia no joelho. O barulho é muito ruim de escutar.
      Minhas dores são aceitáveis. Existem, mas nao intensas.
      Não existe cura?
      E o Hialuronato de Sódio nao adianta? E a Glicosamina?
      Alguem já usou e voltou a fazer exercicios?

      Excluir
  108. Bom dia, tentei ler todos os relatos mas são muitos, mas já me esclareceu muita coisa. Tenho 30 anos, e fui gdiagnosticada com condropatia grau III no início de 2014, e este mês fiz novos exames e evoluiu para grau IV nos dois joelhos, e alterações degenerativas no menisco, dos dois tb. Procurei vários médicos para ter mais opiniões, há um ano o médico q escolhi para me acompanhar me indicou TROCAR o Artoglico pelo Mobility, e pelo q li aqui eles são diferentes, se complementam e não substituem um ao outro, é isso?

    ResponderExcluir
  109. Olá.

    Amo academia. Porém proibida de fazer os exercicios que as mulheres mais gostam normalmente. Agachamentos, Hack, leg, extensora... Muito triste
    Diagnosticada com Grau III. Creio que agora no grau IV. Sinto como se tivesse areia no joelho. O barulho é muito ruim de escutar.
    Minhas dores são aceitáveis. Existem, mas nao intensas.
    Não existe cura?
    E o Hialuronato de Sódio nao adianta? E a Glicosamina?
    Alguem já usou e voltou a fazer exercicios?

    ResponderExcluir
  110. Boa noite, Diuli.
    Eu tenho condromalacia grau 4 nos dois joelhos, operei 2x o esquerdo. E sentia mesmo após as cirurgias este incomodo de ter uma areia,é horrível.
    Fiz aplicações de ácido hialuronico, 3 sessões. E foi a minha salvação. Nunca mais senti dores. Após as aplicações fiz exercícios de fortalecimento muscular passado por meu ortopedista na época. E comecei agora hidroterapia, mas em breve vou fazer hidroginástica. Devido a uma cirurgia de coluna que realizei recentemente.
    Desejo boa sorte a você. E converse com seu médico sobre essa aplicações do ácido.Desejo que tenha a mesma resultado que o meu. Viver sem dores. Bjs

    ResponderExcluir
  111. boa noite,tenho a condropatia,e de nível ou grau leve/moderada em um dos laudos da ressonância,,fiz uso do ártico e outro medicamento ao qual nao lembro o nome,por 30 dias,sem sucesso,pediu 10 sessões de fisio mas não tive como fazer,nesse estágio seria grau 1,ou 2,se 1,haveria chance de cura?bem após dores de cabeça durante o uso do ártico(esperei acabar os 30,porém o orto pediu 60 de uso)vim para minha cidade,pois estava no rj a trabalho,e aqui voltando as dores leves na verdade,fui a outro orto,q pediu nova rm e sem me informar muita coisa,pediu o uso do artrolive com alginac por 15 dias e exercícios leves,melhorou mas acabando o remédio voltam as dores,comprei por mais 30 dias haja visto q no primeiro tratamento burlei o procedimento correto,mas após 2 meses voltam as dores com mais intensidade,estava malhando normalmente,as dores vieram gradativas e a2 dias intensificaram não so na patela,mas na parte posterior,como se pegasse todos os tendões e ligamentos,dor tipo estiramento,nem dormi direito.estou em busca de saber sobre um bom orto,q resolva e não q fique de mimimi,me fazendo so gastar sem resultados,alguém tem relatos de melhoria realmente eficiente(voltar a correr,futebol,musculação com cargas mais elevadas acima de 100kg,eu praticava artes marciais,kickboxing e taekwondo,alternados com musculação,no trabalho no rj fiquei sem treinar por 1 ano e 2 meses em virtude do tempo eo cansaço por conta do trabalho,e a lesão foi gerada em virtude do tramo,sobe e desce de escadas(muito mesmo,6 vezes em menos de uma hr,escadas de 30 40 mts,(trabalhava no polo naval,inspetor de sodas),agora desempregado pela crise economica e com pouca grana como fazer um tratamento eficiente e mais barato possivel srsrsr,oque indicam,grato brasil2reis@hotmail.com ,angra dos reis ,rj

    ResponderExcluir
  112. Olá, tenho condromalacia grau 2 nos joelhos, fiz aplicação de ácido hialurônico há 5 dias mas ainda sinto dor.... É normal? Será que a ação da medicação é imediata, ou pode ser mais lenta? Alguém já passou por situação semelhante?

    ResponderExcluir
  113. Olá, Rafaela.
    Você só fez uma aplicação? Geralmente são pelo menos 3 podendo chegar a 5. As primeiras (a primeira principalmente) é a que causa mais dor, ainda mais se a pessoa nunca fez a aplicação. Além da dor, não é incomum um certo inchaço. Use gelo por 15 mins a 20 mins. Depois das aplicações é que você poderá fazer as atividades físicas de fortalecimento, mas só comece quando não estiver sentindo dor nenhuma. Talvez você tenha que esperar de 7 a 10 dias após a última aplicação. O remédio não faz efeito imediato, leva alguns dias mesmo. Ao terminar as aplicações e quando não estiver sentindo dor nenhuma, não se deixa empolgar pelo bom efeito que você vai sentir. Você estar com, digamos, mais "graxa" nos joelhos, mas ela termina. Ela pode ajudar na reparação de alguma coisa de cartilagem, mas continue mantendo os cuidados de antes. Lute para diminuir o peso corporal e aproveite para fortalecer os joelhos de maneira gradativa.
    Escreva contando.
    Abçs,
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, então, o médico fez 03 injeções de uma só vê em cada joelho...rsrrs talvez porque eu não moro na cidade onde fiz a aplicação... Enfim, hoje faz 8 dias e o joelho passou consideravelmente a dor e o esquerdo continua doendo, comecei hoje a Fisio, mas de leve... Dia 30 tenho retorno no médico, vamos ver...

      Excluir
    2. Olá Fernando, então, o médico fez 03 injeções de uma só vê em cada joelho...rsrrs talvez porque eu não moro na cidade onde fiz a aplicação... Enfim, hoje faz 8 dias e o joelho passou consideravelmente a dor e o esquerdo continua doendo, comecei hoje a Fisio, mas de leve... Dia 30 tenho retorno no médico, vamos ver...

      Excluir
  114. Olá, Diuli e Juliano.
    Sigam o exemplo da Vania. A aplicação com ácido hialurônico é realmente o mais eficaz e menos caro no momento. Pode não resolver, mas vai trazer um alívio de pelo menos 6 meses. Pra algumas pessoas, chega a durar pouco mais de 1 ano. Juliano, esse negócio de escada é sério. Eu já escutei de profissionais que eu teria que me mudar, pois eu morava no segundo andar de um prédio sem escadas. O maior problema é a descida e não a subida. Tem profissionais que até indicam que se suba escada. Eu me mudei para uma casa, por outros motivos, mas veio bem a calhar. No seu caso, Juliano, faça as infiltrações e peça ao seu médico indicação para fisioterapia. Talvez você não possa fazer todas as atividades que você fazia antes, talvez tenha que restringir um pouco, ou talvez tenha que buscar outras atividades que tenham menos impacto nos joelhos. Eu por exemplo amo corrida de rua, mas só estou conseguindo correr, com pouca frequencia, em esteira. Foi uma grande frustração no início, mas já introjetei esse limitação, apesar de continuar lutando pra vencê-la. Corri pouquíssimas vezes na rua, não mais do que 5km, se sinto qualquer dor mais forte eu paro (isso é horrível para um corredor), mas pelo menos estou conseguindo malhar normalmente, fazendo leg press, cadeiras extensora e flexoras, mas respeitando uma angulação limitada. Eu sentia muitas dores uns 3 anos atrás, mas conseguia subir um mísero degrau na calçada sem sentir dor e agora até dou umas corridinhas na rua. Como consegui: aplicação com ácido hialurônico, glicosamina+condroitina+MSM, colágeno hidrolisado Mobility ou Cartigen C, sessões de fisioterapia (só fiz bem no início) e redução drástica de peso (quando eu fui diagnosticado com condropatia grau 3/4 nos dois joelhos eu pesava uns 5 kgs a mais. Estou totalmente satisfeito agora: claro que não. não corro como antes, mas estou na luta para tentar ir melhorando. Acredito em medicações bem mais eficientes nos próximos anos. O maior cuidado que devemos ter é o de não gastarmos o pouco de cartilagem que ainda temos. Termos que cuidar para preservá-las e não queimar o pouco que resta.
    Abçs.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  115. Olá, Tania.
    em primeiro lugar, o Artoglico é um medicamento que só contém a glicosamina. Existem outros bem melhores, que contém glicosamina E condroitina. Talvez, no entanto, vc tenha alguma restrição, como diabetes, por exemplo, que limite o uso da condroitina. Seu médico deveria explicar o motivo para ter receitado o Artoglico. Existem outros compostos, além da glicosamina e condroitina, que é o MSM, vitamina D e C que podem ser acrescentados nas medicações. Veja isso com seu médico. Não tenho conhecimento sobre o farmacocinética do Artogolico e do colágeno, mas o meu médico disse que são complementares.
    Veja com ele sobre isso.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  116. Olá, Rafaela.
    Então está explicado o porquê de suas dores. São poucos os médicos que se arriscam a dar as 3 aplicações de uma só vez. Tem médico que não gosta nem mesmo de aplicar apenas uma vez em cada joelho no mesmo dia. Sem querer desmotivar vc, não sei se a eficiência de três aplicações de uma só vez vai ser a mesma do que aplicar semanalmente. Como não sou especialista, não tenho como dizer, mas o que acredito é que parte do que foi injetado vai ser descartado e eliminado pelo organismo, com menor absorção. Mesmo assim, vc fez as aplicações e a tendência é que melhore bastante. Relembro vc para se esmerar nessa fase de fisioterapia, tome cuidado com a provável e quase inevitável empolgação, e não esqueça de perder, de forma saudável, o máximo de peso que vc puder, pois assim vc estará sobrcarregando menos joelhos e as outras articulações. Vamos torcer para que o ácido hialurônico ajude na reconstrução / reparação de fibrocartilagem do seu joelho, pois, apesar de não haver um consenso científico sobre isso, alguns estudos demonstraram que esse ácido pode reparar alguma coisa.
    Mande notícias sobre sua consulta do dia 30.
    Boa semana!
    Fernando.

    ResponderExcluir
  117. obrigado fernando pelas palavras,bem so vi os posts agora,mas as dores vem e vão menos intensas é verdade,fiz uso de um cálcio d3,oque após dez comprimidos ou pouco mais ad dores voltaram sinistras,então imaginei ser em virtude do cácio,parei,a dor era como se algo esbarrasse seus tendões,como tocando violão,kkk parecia q esse medicamento fez crescer,aumentar de alguma forma o osso,fíbula,patela etc e tocavam tendões,ligamentos et na parte posterior ..muito esquisito isso,bem parei com ele,as dores diminuiram,e não estou usando nada,mas sinto dores leves,voltei a malhar os membros inferiores,cargas razoáveis,sem demasiada extensão ou angulação ecessivas,110 no press hj bem tranquilo,é pouco,mas vamos devagar srsr,tenho bebido bastante água no máximo no quesito mudança,mas acho q sem tratamento com o ácido hialuronico,nao poderei lutar mais,mas aindanao procurei outro medico,estou pesquisando um melhor aqui na minha cidade,desculpem o texto gigante kkk, haaa estou a procura de cart de tubarão e um mezinho todo dia,sei la mas parece ter ajudado,ainda não pesquisei as propriedades do mel,mas atá agora,ta td ''quase'' normal,abraço e escala e respira

    ResponderExcluir
  118. pesquisei sobre o mel ...bom nada demais em relação a condromalácia kkkk mas é bom em outros aspectos,segue ai
    Se bem que encontramos em pequenas quantidades, o consumo de mel resulta em um aporte complementar à dieta. Também possui enzimas, minerais e oligoelementos tais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, cobre e zinco. Dentro dos componentes do mel encontram-se os flavonoides, altamente distribuídos no reino vegetal. São compostos fenólicos, responsáveis pela cor de numerosas flores e certas frutas. Os flavonoides têm capacidade antioxidante, mas, em contra partida, evitam a oxidação da vitamina C (antioxidante), protegendo-a de sua inativação e potencializando sua ação. A vitamina C extraída de uma fruta cítrica fresca oxida-se em pouco tempo, reduzindo sua quantidade pela metade; daqui temos a vantagem de aplicar pequena quantidade de mel ao suco de laranja. Também possui a propriedade de realçar o gosto dos alimentos e sua conservação por mais tempo. Muito útil no tratamento de quadros de problemas respiratórios. A nível digestivo, é aperitivo, contribui na digestão de proteínas e lipídeos, e na normalização do trato intestinal.
    Energizante
    - See more at: http://www.tudoparavegetarianos.com.br/colunas/roger-oliveira/o-poder-do-mel-conheca-seus-beneficios-por-roger-c-oliveira/#sthash.yjjz0aux.dpuf

    ResponderExcluir
  119. E aí, Rafaela!!!!

    Como foi a consulta que vc fez no dia 30????
    Estamos curiosos!!!
    Saúde!!!!!
    Fernando.

    ResponderExcluir
  120. bom dia galera!!!
    fiquei feliz em achar esse blog, como todos aqui pelo que li fiquei desperado e triste com a notícia que sou portador de Condropatia patelar grau VI
    tive 1 ligamento parcialmente rompido quando jogava bola com 17 anos, em.1997 tirei agua do joelho fiz fisio, achei que tava melhor continuei jogando bola, correndo, sempre senti dor , e colocava pomada e gelo fazia alongamento e continuava hj com 35 anos corro meias maratonas, e faço em media 80km por semana e faço remo. Agora me reparo com isso, tristeza
    resultado da minha Ressonância :
    *Infiltração líquida no tecido subcutâneo, na face medial

    *Alteração na intensidade de sinal in trás substancial no menisco lateral e corno posterior do menisco medial

    *Indefinição do ligamento cruzado anterior na sua inserção no côndilo lateral, aspecto relacionado a ruptura

    *Estiramento do ligamento colateral lateral esquerdo grau 1

    *Condropatia patelar grau VI

    *Distensão liquida da Bursa supra-patelar.derrame articular

    É tão ruim como parece gente??
    já to calmo e respirando...

    quem puder me ajuda pfv!!

    ResponderExcluir
  121. Olá, Douglas.
    Como não sou médico, não tem como eu falar muito do seu laudo médico. Como paciente de ortopedistas, portador de condromlácia grau IV e um mero curioso geral, o que depreendi é que você teve derrame intra-articular e está com problemas de ligamento, além é claro da condromalácia. Então vamos lá: o derrame articular é uma espécie de defesa do organismo. Você forçou muito o joelho, ou até nem forçou tanto, mas como a cartilagem está mais fina, o organismo entendeu que deveria jogar líquido sinovial (a famosa água do joelho) no joelho para que as articulações fosse menos agredidas. Dependendo da quantidade de líquido, às vezes é necessário fazer unção, em outros, a maioria, anti-inflamatório e gelo resolve o problema em alguns dias. Os problemas de ligamento ocorrem por trauma, excesso de exercício ou fraqueza muscular. Por pior que possa parecer, os ligamentos são menos piores do que os problemas de cartilagem porque eles tem cura. A pessoa pode até não voltar a ser a grande atleta que era antes, mas a cura existe e não apenas o controle. Também vi que você tem problema de menisco, mas ai já entramos na cartilagem. O menisco também é cartilagem, se não me engano, é uma fibrocartilagem. O que me chamou a atenção foi você ter falado que tem grau 6. É isso mesmo? Já vi, em alguns textos, e em um amigo, grau 5, mas nunca tinha ouvido falar em 6. Você tem certeza que é 6 mesmo. Outra coisa, nesses seus períodos de rompimento de ligamento aos 17 anos até as dolorosas meia maratonas e remadas, você ficou "apenas" à base de gelo e pomada ou utilizou outra coisa?
    O que posso sugerir é que vc converse bastante com seu ortopedista e pegue pelo menos mais duas opiniões diferentes. Vc não teve outro problema de ligamento, então é menos mal, mas acredito que o ortopedista já tenha prescrito os anti-inflamatórios para dor e diminuição do derrame. Veja com ele sobre a aplicação com ácido hialurônico e sobre os condroprotetores (glicosamina, condroitina, MSM, colágeno hidrolisado).
    Mande notícias.
    Saúde e força.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  122. Olá, Adriano.

    Na minha opinião, após as infiltrações você não deveria voltar imediatamente ao futebol, mas deveria iniciar a academia logo após a fisio. O futebol eu daria mais uns 45 dias para retornar. É uma atividade de altíssimo risco. Conheço ortopedistas que falam que é melhor a pessoa ou só correr ou só jogar futebol, mas nunca ou quase nunca fazer os dois. Como sua conodromalácia tem um grau mais baixo, recomendo bastante academia, fisio e uso dos condroprotetores com acompanhamento médico. Cuide do peso corporal tb e faça exercícios que trabalhem a propriocepção, o equilíbrio corporal. Alguma sessões de hidroterapia (e não hidroginástica) seriam interessantes.
    Mande notícias. As postagens aqui são valiosas para todos nós.
    Abraços e saúde.
    Fernando.

    ResponderExcluir
  123. Oi...sinto dores nos joelhos(mais um incomodo) há 2 anos ...neste tempo já fui em 5 médicos, e tive vários exames sem dar nada, incluindo uma ressonância totalmente normal. Este ano decidi investigar novamente, pois o incomodo no joelho não passou e eu sou uma pessoa ativa, corro, faço ergométrica, academiae dou aulas de dança do ventre, então tinha medo de que se fosse algo virasse uma lesão(até então já tinha sido liberada pelos médicos para correr, fazer tudo afinal não dava nada em meus exames e a dor passava durante longos meses). Fiz uma nova ressonância essa semana que acusou: espessamento da cartilagem do platô tibial lateral, sugerindo condropatia; leve edema ósseo no platô tibial latera, possivelmente de um trauma e sem lesões nas cartilagens articulares...Fiquei confusa com esse laudo, meu médico só me atenderá em janeiro e gostaria de saber se dá para imaginar o grau do problema por este laudo e se posso continuar pedalando e academia até ir ao médico ou já devo me adiantar e ir nadar, pq não consigo ficar sem me exercitar. Já experimentei nadar e o incomodo é menor, mas de qq maneira ficar parada só me pioram as dores. Se alguém puder me ajudar agradeço.Irei ao médico igual, mas a ansiedade esta grande.

    ResponderExcluir
  124. Olá, JB.
    É esquisito vc ter ido a 5 médicos e não terem achado nada significativo. E eles deram alguma orientação para tentar amenizar ou acabar com as dores? Sugeriram fisioterapia, hidroterapia, prescreveram analgésicos e restringiram ou incentivaram a prática de exercícios e/ou modalidades esportivas alternativas / diferentes ou tradicionais. Bem, vou escrever o que penso. O que costumo acontecer é o contrário: a pessoa já tem um grau avançado de condropatia, mas, por causa da maneira de afilamento da cartilagem, ela ainda não está fazendo com que o osso fique descoberto, e a pessoa só sente um leve incômodo ou pode até não sentir nada. Mas isso dura pouco tempo. Se a pessoa não tomar nenhuma medida para não agredir mais a cartilagem, a tendência é que a já fina cartilagem exponha o osso e as dores serão bem intensas. Fiquei confuso com o laudo. Falou em "espessamento" de cartilagem ao invés de "adelgaçamento" ou "amolecimento" ou "degeneração / degradação" da cartilagem. É isso que caracteriza a condropatia. Ela fica fina e mole, superficialmente falando. E como vc sabe que o "edema ósseo no platô lateral tibial" foi ocasionado por trauma. Vc lembra de alguma queda ou pancada. A tíbia é o que chamamos de canela, e o fêmur é o maior osso do corpo humano, o osso da coxa. Então, se houve trauma, deve ter sido na na parte lateral da "canela", já perto do joelho (platô). Geralmente essas pancadas acontecem mais na parte lateral externa, porque está mais exposta. Esse edema também pode ser por causa do afilamento da cartilagem, mas só uma boa ressonância poderá mostrar com mais exatidão. Como você informou que é muito ativa e não consegue ficar parada, sugiro que faça atividades de pouco / baixo impacto, ou seja, natação, hidro e até a dança do ventre, mas sem pular e sem dobrar tanto os joelhos. O meu médico sempre me pediu para não fazer spinning, mas se eu quiser fazer sem que ser com o banco mais elevado. Ele me fala para usar e abusar do eliptico. Talvez vc possa fazer caminhada na esteira, mas por enquanto somente caminhada e somente na esteira. Por fim, esses médicos que vc foi são especialistas em joelho? É bem recomendável agora, pra uma pessoa que está sentindo incômodo nos dois joelhos há dois anos (?????!!!!!) ir a um médico especialista em joelhos, JB!!!! Se tiver que ser fora do plano de saúde, economize um tempo e vá nesse profissional, porque percebe, tal como eu e vários aqui, a atividade física engloba até mesmo sua saúde emocional.
    Não deixe de informar sobre os andamentos, ok.
    Desejo um Natal sem dores e com os joelhos os mais funcionais possível.
    Grande abraço,
    Fernando.

    ResponderExcluir
  125. Por incrivel q pareca todos medicos q fui sao especialistas em joelho hehehe... E este laudo q coloquei foi da ultima ressonancia que fiz( na primeira que fiz no inicio das dores n apareceu nada por isso os medicos n restringiram nada d exercicios) cheguei a fazer fisio sem diagnostico mas n adiantou mta coisa n. To ansiosa pra ir no medico e saber logo o q ta acontecendo. Algumas pesoas em foruns de condromalacia falaram q pode ser o inicio da coisa pela ressonancia mas todo mundo fica confuso c esse laudo tb hehe. Obrigada pela ajuda! Estou me mantendo longe da corrida por enquanto. Caminhando e eliptico, e fortalecendo mas tdo ainda por minha conta. Vou no medico semana que vem ai posto aqui novamente, vamos ver o q q vai acontecer. Obrigada e um otimo ano novo!

    ResponderExcluir
  126. Olá, JB.
    E esse outro médico que vc vai seria um sexto médico ou é um daqueles cinco que vc foi antes? De fato, esse laudo é confuso. Como vc ainda sente dores, o mais lógico seria evitar qualquer tipo de atividade física que cause impacto nos joelhos. Ao mesmo tempo, vc precisa fortalecer ou manter fortalecidos os membros inferiores como um todo para proteger a cartilagem.
    Mande notícias.
    Saúde.
    Fernando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um sexto médico...To fazendo fortalecimento na academia e mudei da corrida para o elíptico, melhorou mtooo o incomodo no joelho(nem chamo de dor pq não é bem dor, dor mesmo mto raro). Igual essa semana vou no meu médico, ai vou ver com ele direitinho o que dá pra fazer, igual pretendo voltar a nadar alguns dias da semana ai intercalando com academia acho que fica tudo ok. Tenho acompanhado um grupo no face de pessoas que tem condromalacia e vi já de vários graus que fazem tudo normalmente dps de fortalecer, pretendo atingir esse ponto e não deixar a coisa evoluir pois eu adoro me movimentar, e umas corridinhas tb adoro fazer. Mas eu retorno aqui quando falar com o médico e soluciono o mistério, assim ajudo tb outros que por ventura vierem a ter um laudo esquisito como o meu. Mas pesquisando na internet acho que esse "espessamento" que fala no laudo, pode significar amolecimento, seria relativo ao sinal da ressonância. Mas vamos ver...Obrigada de qq forma!

      Excluir
  127. Prezados Amigos,
    Acredito que A CURA DA CONDROMALÁCIA PATELAR esteja um pouco mais próxima do que imaginamos. Deem uma lida nesta reportagem. Um sujeito recebeu um enxerto de cartilagem de porco em Brasília. Essa prática já feita no exterior há alguns anos. Pelo o que posso entender, parece ser uma variação da mosaicoplastia (mosaicoterapia ?) que já lemos aqui.
    Vou tentar entrar em contato com o rapaz e/ou o médico.
    Abçs.
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/12/29/interna_cidadesdf,512242/bancario-recebe-tecido-sintetizado-de-porco-e-reconstroi-parte-do-joel.shtml

    ResponderExcluir
  128. Olá gente, como todos aqui, também sofro com a condromalácia diz o médico grau 1, mas sinto dores intensas desde Agosto deste ano mesmo com todas as orientações dele. Troquei até o local da fisioterapia para ver se dará melhores resultados. Atualmente tomo Artolive e não vejo melhoras significativas, uma amiga me falou que o colágeno hidrolisado era melhor, alguém aqui já tomou, pode relatar melhoras?

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este site também me orientou muito sobre a doença. http://www.optimafisioterapia.com.br/artigos/9-blog/30-condromalacia

      Excluir
  129. Olá, Paty.
    Se você tem grau 1 de condromalácia, então, acredito que pôde constatar, no próprio site que você indicou, que ela é reversível e passível de cura e não de (apenas) controle. Se você está sentindo dores desde agosto (há 5 meses, mais ou menos), então creio que você deva investigar melhor. Pode ser que esteja havendo algum outro problema. Artrolive, tal como o Condroflex, são os medicamentos padrões. Acho que seria bom tomar o colágeno hidrolisado, mas só há 3 que são os mais recomendados para a condromalácia (de acordo com as palavras do meu médico): MOBILITY (aparentemente o melhor deles, e mais caro tb), CARTIGEN C (contém vitamina C em sua composição) e o DISFOR. Tenho constatado que o DISFOR é um pouco mais difícil de ser encontrado. Eu comecei a tomar o MOBILITY. Só havia ele. Com a chegada dos outros dois colágenos, o preo do MOBILITY caiu um pouco (por incrível que pareça), mas venho tomando o CARTIGEN C por ser um pouco mais barato. Eu comecei a sentir melhoras mais perceptíveis com a ingesta dos colágenos. Mas eu fui começar a tomar colágeno depois de 1 ano tomando o condroflex. Não sei se foi o somatório dos dois que me gerou o bem-estar, mas digo com clareza que a percepção de melhora ocorreu mais rapidamente com o colágeno do que com o Condroflex.Algumas dicas importantes: 1) Colágeno e Artrolive podem ser tomados ao mesmo tempo; 2) Li recentemente que é melhor tomar o colágeno antes de dormir para fazer um efeito melhor; 3) não tome nenhum outro tipo de colágeno que não esses três; 4) antes de seguir essas dicas PEÇA ORIENTAÇÃO AO SEU MÉDICO! Tanto o Artrolive quanto o colágeno (principalmente) podem trazer algumas complicações para o fígado e rins e pode não ser recomendado para diabéticos. Converse com seu médico antes e faça exames de sangue duas vezes por ano.
    Mande notícias.
    Abçs e saúde.

    ResponderExcluir
  130. JB, boa noite!
    Sempre temos que ir em vários médicos, normal, pq opiniões diferentes são importantes, tb nos identificamos mais com um médico, acontece.
    Qdo fiz minha RM e tive o diagnóstico fiquei muuuuuito abalada, pensando que nunca mais fosse andar, agachar... sentia dores fortes e limitantes...
    Hoje estou bem, faço muito fortalecimento na academia, no momento estou com um personal e o mesmo está focando em fortalecimento para depois tentar hipertrofia.
    Nadei e achei que foi muito bom, ajuda demais, aconselho à todos a natação!
    Esse blog me ajudou profundamente e o anjo do escala e respira é o Senhor Fernando, sempre esclarece dúvidas, ajuda com seu conhecimento e experiência.
    Alguns médicos me falaram que não poderia mais fazer o que mais gosto, musculação, mas diante disso procurei outros médicos, o importante é fortalecer, para depois fazer uma corrida, musculação, caminhada, escaladas. Leia os comentários de todos e do Fernando, vai perceber que existem possibilidades!
    Boa sorte!
    Melhora à todos

    ResponderExcluir
  131. Também estou com essa tal de condropatia fêmuro-patelar grau IV.
    Meus planos de futuro parece que foram para "água abaixo". Sinto minha vida acabada. Mas, vou fazer de tudo para melhorar. Penso até em cura. Por que não? Ele disse: quem tiver fé o suficiente será capaz de remover uma montanha... quanto mais lesões cartilagem/osso.
    Um dos itens que pretendo "correr atrás" é mudança de hábitos de vida: inserir atividades físicas, mudanças na alimentação, perda de peso, etc.
    Acredito que musculação pesada pode prejudicar.
    Mas, eu vou melhorar. Se Deus quiser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belica, boa noite! Realmente quando descobri que tinha a condromalacia levei um susto danado, ainda mais quando recebi na lata que estava no grau IV nos dois joelhos e que tinha que fazer cirurgia urgentemente. no meu caso tive que fazer 2 cirurgias no esquerdo pois na primeira meu joelho não dobrava mais. fiquei perdida sem saber o que podia fazer pra controlar as dores que tinha, depois de um bom tempo fiz sessões de infiltrações com acido hialurônico, digo que foi a melhor coisa que fiz na minha vida! Isso já tem 1 ano aproximadamente. Fiz exercicios de fortalecimento, faço hidroginastica, e estou arriscando até na Zumba rsrs Continuo me consultando e informando ao meu ortopedista qualquer anormalidade. Mudei minha alimentação, exterminei kg indesejaveis tudo pra manter meus judiados joelhos em paz rsrsr Tenha Fé que tudo vai dar certo, busque profissionais que lhe traga segurança que o tratamento fluirá na melhor forma possível! As dicas e apoios do pessoal desta pagina é super importante, o Fernando e a elk me ajudaram muito! Bjs tudo de melhor pra voce!

      Excluir
  132. Oi, Jeanine.
    Eu deixei o link da notícia que fala do transplante de cartilagem que foi feito em Brasília. Eu localizei o médico e pretendo ir lá no mês que vem
    Vou tentar colocar os dados dele aqui. Mas você é os demais amigos podem colocar no Google Instituto Montenegro, Brasília. O nome do médico é Marcos Montenegro
    Abçs

    ResponderExcluir
  133. Oi, Bélica
    Entendo bem essa tristeza e falta de esperança qdo descobrimos que temos condropatia. No entanto, existem controles e até a cura. Sim, agora tem cura. Chegou no Brasil o transplante de cartilagem. Foi feito, mês passado, em Brasília o primeiro. Vou me informar com o médico e fali pra vcs. O que vi é que ele é mais indicado pra pessoas com menos de 50 anos de idade. Além disso, siga o exemplo da nossa amiga Vânia, faça infiltração com ácido hialuronico. Veja com seu médico. Eu fiz e foi um enorme diferencial pra mim. Veja tb as postagens da Elk. Ela faz natação e tem apoio de personal na academia. Qualquer outra dúvida, fale com a gente
    Abçs.
    Fernando

    ResponderExcluir
  134. Jeanine, boa noite!
    Fiz uso de condroprotetores e não notei alguma influência sobre minha melhora. A fisioterapia no meu caso valeu muuuuuito durante a fase aguda, onde estava com muita dor, minha dor era limitante. Realmente pessoal, no início sentimos um mix de raiva , tristeza e certeza de que não vamos mais fazer nenhuma atividade física, musculação. ..
    Mas gostaria de acalmar à todos e dizer que é possível voltar a se exercitar com cautela, noção corporal e muita atenção, fazendo sempre alongamentos e fortalecimento.
    O Fernando, seguidor e anjo do Blog comentou sobre esse transplante inédito realizado em Brasília! Foi usado tecido suíno e já é uma técnica usada na Europa. Bastante interessante e promissor.
    Boa sorte, melhora à todos! !!
    Voltem para relatar suas melhoras.. experiências

    ResponderExcluir
  135. Técnica inovadora para tratamento de doenças no joelho chega a Brasília
    Trata-se de uma técnica cirúrgica menos invasiva, mais eficaz e de etapa única que utiliza uma membrana fabricada a partir do colágeno de porcos


    Ingrid Soares

    ingrid.soares@jornaldebrasilia.com.br

    Um método inovador de reparação de cartilagem para o tratamento de doenças no joelho chegou à capital federal. A técnica, já utilizada na Europa, foi trazida há três meses e representa alívio para os que sofrem com as dores provenientes de lesões nas cartilagens. Trata-se de uma técnica cirúrgica menos invasiva, mais eficaz e de etapa única que utiliza uma membrana fabricada a partir do colágeno de porcos.

    O ortopedista Marcus Vinícius Montenegro, especialista em traumatologia esportiva e integrante da Internacional Cartilage Repair Society (ICRS), aprendeu o método em Berlim, na Alemanha, e foi pioneiro em realizar o procedimento em Brasília. De acordo com o profissional, a membrana, que é reabsorvida naturalmente pelo corpo humano, tem a função de proteger e ajudar na formação de uma nova cartilagem. O médico garante que a indicação desse tipo de procedimento é grande.

    “É uma cirurgia para lesão da cartilagem articular, que reveste o joelho. É indicada para casos de condropatia e condromalácia, mais comuns no meio esportivo”, destaca o ortopedista.

    Casos diferentes

    O termo condromalácia significa "amolecimento da cartilagem". Ela ocorre por um excesso de pressão entre a cartilagem da tróclea femoral e a cartilagem da patela.

    Já o termo condropatia se refere à cartilagem doente. Essa patologia normalmente provoca dor na parte da frente do joelho e estalidos, principalmente quando a pessoa se agacha, corre, levanta da cadeira ou sobe e desce escadas.

    É comum em jovens adultos, especialmente jogadores de futebol, ciclistas, praticantes de tênis e corredores.

    Antes e depois

    “Antigamente, era feita a raspagem, e o procedimento enchia apenas o buraco com tecido fibrótico, não o tapava. No período de cinco anos, esse buraco acabava abrindo de novo, causando dores ao paciente. Com a membrana indutora de cartilagem, é possível cobrir a lesão e regenerar a área, o que antes não era possível. É mais rápido”, explica o ortopedista Marcus Vinícius Montenegro.

    Da indicação à recuperação do procedimento

    A técnica é indicada para pessoas de até 50 anos que tenham lesões pequenas nas cartilagens, principalmente nos joelhos. A contraindicação é para pacientes que apresentem macrolesões e que tenham alergia ao tipo de colágeno utilizado no procedimento.

    O médico Marcus Vinícius Montenegro explica que, após receber a anestesia, o paciente é submetido à artroscopia de joelho. Na cirurgia, que dura cerca de uma hora, é feita a remoção dos defeitos nos tecidos cartilaginosos e a colocação da membrana.

    No pós-operatório, é necessário tomar alguns cuidados, como o uso de muletas por duas semanas. As atividades são liberadas gradativamente e, aos poucos, o paciente pode pisar o chão, realizar caminhadas e corridas, além de fisioterapia em alguns casos. O tempo de recuperação para retornar à pratica de esportes é, em média, de oito meses.

    Saiba mais

    O estalo – ou crepitação – nos joelhos e demais articulações pode representar apenas bolhas de gás aparecendo nas articulações. Mas também pode ser resultado da diminuição da espessura da cartilagem.

    Quando isso acontece, as articulações vão perdendo a suavidade. Assim, ossos e tecidos criam um pequeno atrito ao dobrar as pernas.

    Serviço

    Instituto Montenegro de Traumatologia Esportiva

    Telefone: 61-3244-8459


    Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

    ResponderExcluir