quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ELAS NA PEDRA (por Ana Lígia Fujiwara)



ELAS NA PEDRA (por Ana Lígia Fujiwara)



Às vezes eu não acredito que o Elas na Pedra aconteceu... de verdade.

Como já contei, eu e o Rafa tínhamos um projeto antigo de fazer um filme de escalada, desde o começo do EscaladaINT. Mas a gente precisava de conhecimento, experiência e equipamento.

O Elas na Pedra foi um sonho guardado na gaveta por muito tempo. No começo pensamos em filmar as vias da nossa região, o arenito do interior de São Paulo. Convidei algumas meninas, umas toparam, outras não... várias coisas deram errado, parecia que não era pra ser... e o projeto voltou pra gaveta... e lá ficou por meses.

Até que um dia, eu tive um “insight”: e se a gente não fizer o filme aqui na região? E se a gente fizer o filme em vários picos? Tipo... 5 escaladoras, 5 vias, 5 picos, 5 rochas... mostrando não só a beleza da escalada feminina, mas as dificuldades, as motivações... por que a gente escolhe uma via... por que a gente se apaixona por essa via?


Obrigada Rafa, por acreditar JUNTO comigo, mesmo com tantas perguntas como “quem a gente vai chamar?”, “como faremos as filmagens?”, “como vai ser a edição?”...

Eu lembro que chamei a Marcella e logo depois dela topar, ela perguntou “quem tá no projeto?” e eu respondi “eu e você (risos)”. Obrigada Marcella, por não desistir quando ouviu isso!

A escolha dos picos foi difícil, porque o Brasil é muito grande e cheio de lugares incríveis pra escalar. Então pensei nos lugares que eu tava com vontade de conhecer e na hora vieram na minha cabeça: Itatim (BA), Calogi no Espírito Santo e Rio de Janeiro.

A escolha das escaladoras foi fácil. Tinha que ser a Dani, a Diandra e a Flavia! Obrigada meninas, por aceitarem participar!

Diandra Pittella

Ana Lígia

Marcella Romanelli


Flávia dos Anjos
Daniela Santos
 Foi incrível como tudo foi se encaixando, como se fosse pra dar certo mesmo.


Assim nasceu o Elas na Pedra.

Bom, nasceu de uma ideia minha (e do Rafa). Mas o projeto cresceu junto com as meninas. Cada uma dava uma ideia e todas faziam. Obrigada meninas!



E quando eu achava que era isso, vem a querida Adriana Mello, que acreditou no projeto desde o comecinho e me diz “por que você não inscreve o filme no Banff?”

No começo foi meio difícil de “processar” essa informação... será? Mas aí começamos a acreditar que dava... e essa passou a ser a nossa meta: a seleção do Banff.

Obrigada Rafa, Kalango, Juan, Felipe Belisário, Felipe Dallorto, Naoki Arima, Afeto e todos que participaram das filmagens. Foram horas e horas filmando e refilmando...

Obrigada Rafa por todo esse trampo enorme que você fez com a edição!!!

Bom, o Rafa fez tudo certinho para o filme ficar nos moldes exigidos pelo festival.

Mas é o Banff... e a gente vê tantos filmes e por mais que a gente capriche... sei lá...

Quando o Rio Mountain Festival divulgou a lista com os 12 filmes selecionados para o festival e o Elas na Pedra tava lá... foi uma mistura de choro com tremedeira... foi incrível!!! Eu lembro que eu chorava e tentava contar para as pessoas...


Uma felicidade e uma honra enorme poder ver o Elas na Pedra num festival como o Rio Mountain Festival.
Não acredito ainda que vamos ver o Elas na telona do cinema!

Uma felicidade e uma honra enorme fazer parte desse projeto com essas escaladoras incríveis. Meninas normais, como eu, que tentam conciliar trabalho, casa, família, treino e rocha!!!

E sabe a parte boa de tudo isso? São as mensagens de meninas que eu nem conheço pessoalmente, mas que viram o trailer do Elas na Pedra e se sentiram motivadas a escalar!

E sabe qual a MELHOR parte disso tudo? 

A melhor parte disso tudo é que eu, Marcella, Dani, Diandra e Flavia ficamos AMIGAS!!!


Dani, Ana, Marcella, Diandra e Flávia


“Elas na Lapa”, nossa primeira trip juntas, na Lapa do Seu Antão (MG) e foi incrível!



Agora, todas estamos na contagem regressiva pra segunda trip: “Elas no Rio”!


Boas escaladas e nos vemos no Rio Mountain Festival, dias 18 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro!

Ana Lígia

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana muito legal e emocionante o post, parabéns para meninas e todos que de algum modo estão envolvidos. E sabe porque tudo está se encaixando e dando certo? Porque é o que acontece quando fazemos algo com o coração e dedicação, beijos. :)

    ResponderExcluir